PESQUISA

Dicas de como começar bem o ano letivo







Quando começa o ano letivo os estudantes precisam se acostumar novamente com a rotina de estudos e se organizar para garantir um bom desempenho escolar. Organização é fundamental para que tudo vá bem do início ao fim, além de evitar o acúmulo de tarefas. O professor tem um grande desafio durante o ano, que é articular seus planejamentos e tentar o máximo fazer com que a aprendizagem da sua turma seja efetivada. Pensando nisso, organizamos abaixo uma lista de dicas para que possa ajudar você professor a alcançar seus objetivos durante mais um ano que se inicia.


1) APROVEITE TODAS AS DICAS DA SEMANA PEDAGÓGICA.
A semana pedagógica é o ponta pé inicial para o ano letivo. Nessa semana você estará em contato com vários assuntos importantes, desde sua lotação, local da sala, a turma que vai lecionar, até atividades que ajudarão no decorrer do processo a organização da sua rotina de sala. Portanto, aproveite bastante esse momento para anotar todas as dicas.



2) CONHEÇA A RELAÇÃO NOMINAL DOS SEUS ALUNOS.
A relação nominal dos alunos, deve ser vista e analisada antes mesmo de iniciar as aulas. Entre em contato com a secretaria da escola e confira você mesma (o), os nomes dos alunos pela certidão de nascimento. Existe vários casos da escrita do nome do aluno estar errada até o final do ano, É importante saber o nome completo, localidade onde mora e com quem mora. Essas informações ajudarão muito no seu contato com o aluno.



3) MONTE SEU PORTFÓLIO
O portfólio é uma excelente ideia para manter a organização do seu trabalho. Use uma pasta com plásticos e arquive documentos que você irá precisar sempre como: Calendário escolar, relação dos alunos, Plano Anual, Rotinas, Orientações legais como: Regimento escolar, PPP, BNCC, lista com descritores,  etc. Ao longo do ano letivo, outros documentos surgirão e estando bem organizados, facilitará bastante o manuseio e localização quando necessitar. 


4) PLANEJAMENTO ANUAL.
Assim que tiver acesso aos livros que irá trabalhar, organize-os por etapas, períodos, marque ele todo, risque, coloque clipes, lembretes em suas páginas, etc. Faça seu planejamento anual e separe conteúdos e objetivos para cada bimestre, isso facilitará o seu planejamento mensal ou diário. Depende de como esteja organizado o sistema da sua escola.  Esse plano ajudará você a procurar outros subsídios e projetos que ajudarão em conteúdos específicos, pois sabemos que nenhum professor se concentra apenas no livro didático não é mesmo?.



5) LEMBRANCINHA DE BOAS VINDAS.
A chegada e acolhida no 1º dia de aula é fundamental para um bom relacionamento entre a turma e o professor. Confeccione uma lembrancinha simples, que caiba no seu bolso e receba seus alunos, mostrando que você prima pela amizade e companheirismo da turma. Boas sugestões baratas são: Pirulito com cartãozinho, Lápis decorado, Saquinho de guloseimas, Chocolate com cartão etc. Quer mais sugestões de lembrancinhas??? 
6) DIAGNÓSTICO INICIAL DA TURMA
Para você desenvolver um bom planejamento, precisa antes conhecer a clientela para quem deseja aplicá-lo. Na primeira semana de aula, é importante verificar o conhecimento prévio trazido pelos alunos, bem como as dificuldades que cada um tem. Lembre-se: As habilidades são diferenciadas, nenhuma turma é 100% igual no conhecimento. Então tenha em mãos seu disgnóstico e planeje suas aulas com base nestas informações.


7) COMBINADOS DA TURMA
Independente de qual faixa etária seja sua turma, é importante deixar claro as regras que todos deverão seguir no decorrer do ano letivo. As regras ou combinados, servirão de base para o bom andamento das ações. Faça uma mesa redonda e monte as regras da sala junto com os alunos, iniciando pela leitura do regimento (direitos e deveres) depois afixe um cartaz na parede, para que todos os dias eles vejam. Quando a turma estiver descumprido alguns combinados, refaça a ação de sentar e converse novamente. Não deixe nunca para depois, isso acarretará em prejuízos para a aprendizagem e desgaste emocional e físico para o professor.



8) ORGANIZAÇÃO E ORNAMENTAÇÃO DA SALA.
A sala colorida e bem ornamentada, torna-se um ambiente propício para a aprendizagem, pois os alunos sentem prazer em permanecer e cuidar do seu ambiente. Tenha cuidado com o que vai colocar nas paredes, os cartazes e painéis devem primeiramente ajudar na aprendizagem e não poluir o ambiente. Alguns painéis nunca saem de moda como: BEM VINDOS, CALENDÁRIO, LISTA DOS ALUNOS/CHAMADA, ALFABETO, AJUDANTE DO DIA. Além destes afixe apenas painéis informativos de leitura e matemática que sirvam de subsídios para os estudantes.



9) ORGANIZE E APROVEITE O SEU TEMPO
Professor organizar e aproveitar seu tempo é primordial para minimizar a carga pesada de dar aulas. Não abra mão do seu planejamento, aproveite o máximo com os assuntos que irá trabalhar durante a semana. Deixe todo o material já organizado e separado para cada dia. Tente no seu planejamento tirar xerox, fazer pesquisas, montar jogos, corrigir atividades, deixar em dias o diário escolar, preparar avaliações etc. Isso evitará levar trabalho para casa. Sei que é difícil isso acontecer, mas lembre-se: Temos outros assuntos fora da escola que são importantes e precisam da nossa atenção como: casa, filhos, lazer, esposo, etc. E precisamos do nosso tempo bem dividido para não sofrermos tanto.



10) REUNIÃO DE PAIS
Passado uma semana de aula, planeje logo com sua coordenadora, uma reunião de PAIS. Aproveite esse momento para expor seus objetivos com a turma,regras da sala e para conhecer os responsáveis pelos alunos que você irá conviver por vários meses, e o mais importante, para lembrar aos pais da incumbência que eles tem em acompanhar e  ajudar os filhos nas ações escolares. Faça-os não esquecerem de que você está para repassar os conteúdos e ajudar os filhos a se tornarem pessoas melhores, usando os ensinamentos curriculares obtidos na escola. E que educação, acompanhamento das tarefas, bons modos, comportamento, assiduidade e frequência são obrigações da família.




Boa Sorte à todos os amigos professores, espero que essas dicas possam contribuir e ajudar na organização do trabalho de vcs, bem como a se tornarem ainda mais profissionais maravilhosos.

Karla Valéria
Pedagoga.



Encontre mais sugestões abaixo:

    


veja Mais.




Postar um comentário

0 Comentários