Mais Dicas Aqui!

13 fevereiro 2017

0

Como realizar o diagnóstico inicial dos alunos




Antes de elaborar os planejamentos de cada eixo, o professor precisa mapear os saberes das crianças. Afinal, cada turma tem uma constituição muito particular, não é mesmo? É o diagnóstico inicial que nos dá dados precisos acerca dos conhecimentos dos pequenos quando começam as aulas, mesmo no caso daqueles que frequentaram a escola no ano anterior e, portanto, já são conhecidos da equipe.

Será com base nas informações obtidas nesse levantamento que cada professor poderá ajustar as sequências, os projetos e as atividades permanentes de maneira que as situações didáticas assegurem o avanço na aprendizagem de todos.

E como o coordenador pedagógico pode ajudar a equipe docente nesse trabalho? A essa altura, os registros de avaliação, os portfólios e outros materiais do ano anterior já devem ter sido entregues aos professores deste ano para que eles tenham um primeiro contato com o histórico das crianças. Também cabe ao formador marcar uma reunião para retomar quais são as expectativas de aprendizagem dos eixos em cada faixa etária. Para tanto, vale retomar o currículo e refletir com o coletivo. É nessa discussão que os professores se apropriam da proposta pedagógica da escola.

Mas, para saber quais são os conhecimentos reais de cada pequeno, será preciso ajudar a equipe a planejar atividades que a turma faça sem qualquer intervenção. Isso é importantíssimo! Caso o professor dê uma dica ou um direcionamento, a situação deixa de ser diagnóstica e passa a ser de aprendizagem. Algumas delas podem ser realizadas no momento do diversificado, já que os pequenos ficam nos cantos e conseguem agir com autonomia.

No momento de realização da tarefa, o profissional precisa observar atentamente como cada criança a faz e registrar o que viu. Em alguns casos, é possível documentar guardando a própria atividade, por exemplo, um desenho. Se não for possível presenciar todo o processo, será preciso pedir ao pequeno que explicite o que fez imediatamente após o fim da atividade, pois, depois de um tempo, ele já não consegue recuperar como procedeu.

Acredito que o diagnóstico leva até duas semanas para ser concluído. Ele não deve se prolongar mais do que isso, pois o professor precisa elaborar ou ajustar os planejamentos e colocá-los em prática.

O trabalho é grande, mas é desse jeito que se faz uma Educação de qualidade e se garante que os pequenos avancem em seus conhecimentos.

Blog Coordenadoras em Ação Muriele Massucato e Eduarda Diniz Mayrink

Nenhum comentário :

Postar um comentário

É um prazer receber seu comentário. Terei a maior satisfação em ler e publicar. Beijocas!!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Créditos

As postagens publicadas no meu blog, a maioria são criadas por mim mesma. Tento elaborar atividades de acordo com os níveis dos alunos e espero que de alguma forma elas sirvam de complemento em sua prática docente. Saliento ainda, que as imagens expressas nas atividades são retiradas da URL imagens da net, portanto as que possuírem créditos, esses, serão naturalmente divulgados conforme exige a lei. E claro, na oportunidade de encontrar trabalhos especiais de colegas blogueiras, usarei, divulgarei e darei os devidos créditos .
É um prazer enorme ajudar e trocar experiências com todos.! Sintam-se Especiais no meu cantinho.