Mais Dicas Aqui!

08 abril 2017

0

Plano de ação para trabalhar a conservação do livro didático



Os livros não são apenas ferramentas de estudo, mas um aliado, um amigo que certamente te levará há mundos incríveis, além de proporcionar conhecimento para uma vida de sucesso.

Objetivo:
Na escola é sempre um grande desafio fazer com que os alunos conserve bem seus livros, pensando nesta situação apresentamos aqui um plano de aula desafiador, mais possível para tentar levar aos educandos a conscientização do zelo e cuidado com os livros.

Como abordar o assunto?
  • Promova um debate com a turma sobre a importância do livro e como este ajuda nos seus estudos;
  • Solicite que cada aluno traga para a sala de aula o seu livro favorito;
  • Reserve 5 minutos para cada aluno falar um pouco sobre o livro que trouxe e porque ele é marcante;
  • Organize uma exposição de todos os livros trazidos pelos alunos e deixe-os à vontade para folhear e conversar com os colegas sobre o livro de cada um;
  • Selecione os livrinhos de historinha da sala e faça um cartaz dos livros que já foram lidos e outro dos que ainda não foram;
  • Promova uma votação para escolha de um livro a ser dramatizado sua história pela turma;
  • Selecione os personagens e falas para a dramatização;
  • Faça um passeio pela biblioteca/ou sala de leitura da escola, para ver como está a organização e conservação dos livros;
  • Faça campanhas educativas sala por sala, informando sobre os cuidados com os livros;
  • Organize um dia "D" de customizar (cobrir) os livros antigos/rasgados;
  • Faça plaquinhas informativas para afixar nos ambientes de leitura;
  • Prepare um grande momento de leitura coletiva com a participação de toda comunidade escolar;
  • Leve para a sala atividades relacionadas ao livro para as crianças fazerem se divertindo.


Saiba mais como cuidar dos livros:


- Os livros devem ficar longe de luz e umidade, pois a iluminação excessiva desbota as páginas, e a água pode causar mofo e deformar a capa. Mantenha-os num lugar limpo, seco e fresco.
- Guarde seus livros de pé, enfileirados num ângulo de 90º em relação à prateleira e sem pressão entre uma publicação e outra. Se for necessário empilhá-los, deixe os maiores na base.
- Evite comer e beber enquanto manuseia o livro. Manchas e migalhas podem ficar para sempre nas páginas e até estragá-las de vez. Procure lavar as mãos antes de começar a leitura.
- Para tirar o pó dos livros, utilize um pano macio e seco. É bom tirar a poeira com frequência, principalmente das partes mais expostas.
- Evite usar clipes ou dobrar as folhas para marcar a página. Dê preferência aos marcadores. A Turminha tem modelos bem legais para você imprimir.
- Não rabisque os livros; no próximo ano, ele pode ser de outro aluno. Você gostaria de receber um livro todo rabiscado?

Imagens para serem usadas durante as atividades propostas:


















Nenhum comentário :

Postar um comentário

É um prazer receber seu comentário. Terei a maior satisfação em ler e publicar. Beijocas!!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Créditos

As postagens publicadas no meu blog, a maioria são criadas por mim mesma. Tento elaborar atividades de acordo com os níveis dos alunos e espero que de alguma forma elas sirvam de complemento em sua prática docente. Saliento ainda, que as imagens expressas nas atividades são retiradas da URL imagens da net, portanto as que possuírem créditos, esses, serão naturalmente divulgados conforme exige a lei. E claro, na oportunidade de encontrar trabalhos especiais de colegas blogueiras, usarei, divulgarei e darei os devidos créditos .
É um prazer enorme ajudar e trocar experiências com todos.! Sintam-se Especiais no meu cantinho.