PROJETO: DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL - 18 de abril
1. Justificativa:
Valorizando as datas
comemorativas, vendo a importância nas nossas vidas e no desenvolvimento
cognitivo dos alunos. Possibilitando o desenvolvimento da linguagem
oral e escrita, usando-as como uma interação e participação de todos da
escola.
2. Objetivos:
_ Reconhecer que o livro é o melhor meio para crescermos na sabedoria e inteligência;
_valorizar os momentos da leitura, entendendo que é o melhor caminho para despertar nosso conhecimento de mundo.
3. O que se espera que os alunos aprendam:
_ Desenvolver habilidades de pesquisas oral e escrita;
_ ampliar o gosto pela leitura;
_conhecer obras e autores;
_ declamar poema, rimas, entre outros;
_ aprender compartilhar leituras: coletiva, individual, silenciosa, em coro, etc.;
_ diferenciar os textos;
_ ler para outra sala, com entonações corretas;
_ declamar poesias;
_ encenar algum tipo de texto;
_ aprender ouvir a leitura do colega.
4. O que o professor deve garantir no decorrer do projeto:
_ Levar para sala diversos livros para que os alunos consultem-nos para verificação de diversos textos, obras e autores;
_favorecer iniciativas individuais e coletivas para leituras e diversos textos;
_ propor questões que façam os alunos pensarem sobre a importância de ler bons livros;
_ criar climas divertidos de leitura: Ler para os colegas de outras salas;
_ Garantir declamações de poesias para os colegas de outras turmas, com segurança;
_ montar juntos com os alunos cantinhos de leituras; painéis;
_ incluir a participação dos alunos a cada retomada de decisões;
5. Etapas previstas:
1º dia:
- Fazer um momento de reflexão “Qual é a importância da leitura para nós?”.
- Roda de conversa sobre o que você gosta de ler? O que você já leu e que mais gostou?
- Combinar com os alunos o que farão para apresentar para as outra turmas: poesia, rima, encenações? O que?
- Propor aos alunos pesquisas sobre as obras e autores que já leram ou não, especialmente sobre Monteiro Lobato, o pai da Literatura Infantil ; escolher por votação 3 autores e em grupos pesquisarem sobre suas obras e expor no mural.
2º dia:
- Fazer cartazes sobre a importância da leitura e colar nos cantinhos devidos.
3º dia:
- Alunos de outras séries contam histórias de livros da biblioteca para os alunos do (1° e 2° ano).
4º dia
- Apresentação das declamações de poesias, músicas, encenações.
- Motivar os alunos os alunos sobre a importância da leitura e entregar lembrancinhas de incentivo ( marcador de páginas).
4 Comentários
Parabéns. Excelente projeto.
ResponderExcluirVai ser muito útil pra mim.
Obrigada.
Parabéns!!!Projeto maravilhoso,vou aplicar,seguindo todos os critérios sugeridos.Obrigada por compartilhar.
ResponderExcluirParabéns, tá lindoooo
ResponderExcluirParabéns, tá lindoooo
ResponderExcluirÉ um prazer receber seu comentário. Terei a maior satisfação em ler e publicar. Beijocas!!!!