Trabalhar o nome próprio é um assunto que deve ser tratado com muito compromisso e responsabilidade nas escolas, desde a creche até o ciclo de alfabetização. Muitas vezes esta atividade se torna um pouco sistemática, quando a criança não adquire esta habilidade na série/ano adequado. Mas, ajustes e motivação deste entendimento é uma tarefa que o professor como mediador deve fazer para que a criança obtenha este entendimento.
Neste caso, se faz necessário uma série de atividades lúdicas de compreensão e que o aluno/criança tenha o prazer em participar e consequentemente aprender.
A gotinha do nome:
É uma dinâmica que pode ser trabalhada tanto como ACOLHIDA, quanto subsídio no planejamento do professor.
Material:
Guarda-chuva feito de EVA ou cartolina
Gotinhas feitas de Cartolina ou folha A4
Como organizar:
Confeccione um guarda chuva e afixe-o na lousa ou na parede;
Confeccione tarjetinhas em forma de gotinha e em cada gota escreva o nome dos alunos;
As gotinhas podem ser afixadas próximas ou em lugares aleatórios espalhados na sala.
Predição:
Para que o momento seja mais proveitoso e prazeroso para a turminha, o professor poderá levar para a contação de história " A GOTINHA LOLA", - Essa gotinha passa por uma grande aventura para chegar no seu destino.
Assim também pode ser a criança, que passa por grandes desafios até conseguir aprender seu próprio nome.
Objetivo da Aula:
- Identificar o próprio nome;
- Identificar a quantidade de letras do próprio nome;
- Desenvolver habilidades de ouvir, de falar e de expressar;
- Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências.
Como realizar a Dinâmica
- Com o material afixados na lousa ou parede, coloque os alunos em circulo ou sentadinhos nas mesas mesmo. (fica a critério do professor);
- Diga sempre que eles são importantes e formam um grande painel animado, assim como as gotas que possuem uma importância grande na natureza através das chuvas;
- O professor deverá convidar um aluno por vez, para localizar sua gotinha (com o seu nome) e afixar no guarda-chuva;
- Neste momento o professor deverá fazer perguntinhas tipo: Qual a primeira letra?, a última?, quantas letras tem o seu nome? mais alguém na sala começa com a mesma letra do seu nome?
- Essa ação se repete até que todos participem e respondam sobre as perguntinhas.
Após a repetição desta dinâmica nas aulas, o professor fará sua avaliação e observará o desenvolvimento da aprendizagem de cada criança. Assim passará a reorganizar suas ideias e ações mais avançadas para este mesmo assunto no seu planejamento.
Boa sorte!!
1 Comentários
amei tudo o que postaram sobre educação, como sou professora, isso me motiva
ResponderExcluirÉ um prazer receber seu comentário. Terei a maior satisfação em ler e publicar. Beijocas!!!!