Público:
- Educação Infantil (4 e 5 anos)
O que podemos alcançar com a aula?
- Organizar a sequência dos números de 0 a 10
- Identificar o número pelo nome
- Conhecer os números e suas posições
Quanto tempo trabalhar?
- Esta aula poderá ser organizada para 2 momentos, ou 2 dias, dependendo da rotina da sala.
Predições:
- O professor deverá contar com antecedência uma historinha que relacione aos números (sequência) Ex: E O DENTE AINDA DOÍA - Autora: Ana Terra
Estratégias para a aula 1:
- Contar a história para as crianças e depois fazer perguntas de interpretação. Como: Quais animais aparecem na história? quais animais representam o número 5? E o número 8 etc.
- Colocar os números móveis em uma caixa e solicitar que cada aluno, retire um número, fale o nome e cole na lousa.
- Em seguida aleatoriamente, convide um aluno por vez para organizar a sequência dos números corretamente na lousa.
- Divida a sala em duas equipes e entregue para cada uma imagens dos animais que apareceram na história, e peçam que separem por grupos de animais (família).
- Logo após leia a parte da história de cada grupo de animais e solicite que os alunos de cada equipe procure o número que relacione ao total de cada grupo de animal.
Estratégias para a aula 2:
- Retome a aula, relembrando os trabalhos realizados com os números na aula anterior.
- Apresente para as crianças o vídeo da história dos números
- Cole os números aleatórios na camisa das crianças,
- Avise para as crianças que eles precisam sozinhos organizar a sequência dos números de cada um de 0 a 10.
- Após a organização o professor fará as intervenções cabíveis, caso necessite.
- Em seguida os alunos escreverão a sequência dos números no caderno.
- Eles poderão também representar com desenhos tudo o que viram nas aulas e escolher o que mais gostaram.
Recursos Utilizados:
- Números Móveis
- TV e DVD
- Cadernos
- Livro de Histórias
- Imagens de animais
0 Comentários
É um prazer receber seu comentário. Terei a maior satisfação em ler e publicar. Beijocas!!!!