PESQUISA

Teia dos gêneros Folclóricos


Uma maneira diferente  de apresentar as lendas folclóricas para a criançada é atráves da TEIA FOLCLÓRICA.
A nossa amiga Aíla Caetano,  organizou esta ideia e a criançada adorou. 
Faça uma teia de aranha com o material que desejar e afixe na lousa. Exponha os personagens para a leitura deleite ficar mais lúdica. Dentro de bolsinhos de EVA coloque os tipos de gêneros textuais com uma pequena aranha. A cada aranha escolhida o aluno retira do bolso o genêro e faz a leitura para os colegas, entre os tipos de textos podemos citar: lendas, adivinhas, supertições, mitos etc. Após a leitura a aranha do genêro apresentado será colocada na teia, formando a TEIA FÓLCLÓRICA.  Repete a ação até que os leitores tenham participado. Para produção escrita, pode ser a representação em desenho de um dos textos ou sua reescrita .
Obs: Se houver fantasias que caraterize personagens folclóricos, essas poderão embelezar as crianças na hora da leituta.
Depois o professor fará uma roda de conversa sobre os gêneros trabalhados, bem como suas caracterísricas e finalidades.







Postar um comentário

3 Comentários

  1. Conhecendo seu blog. Adorando suas ideias. Vou compartilhar no meu blog Linguagem e Afins,com devidos créditos. Eu me dedico a estímulos literários com atividades,então,parabéns.Estou montando uma postagem sobre rotinas de acolhimento e gostei tb de suas sugestões.

    ResponderExcluir
  2. Que trabalho magnífico. Parabéns pela criatividade.
    Beijos

    ResponderExcluir

É um prazer receber seu comentário. Terei a maior satisfação em ler e publicar. Beijocas!!!!