Mais Dicas Aqui!

25 março 2018

0

Dinâmica a gotinha do nome


Trabalhar o nome próprio é um assunto que deve ser tratado com muito compromisso e responsabilidade nas escolas, desde a creche até o ciclo de alfabetização. Muitas vezes esta atividade se torna um pouco sistemática, quando a criança não adquire esta habilidade na série/ano adequado. Mas, ajustes e motivação deste entendimento é uma tarefa que o professor como mediador deve fazer para que a criança obtenha este entendimento.
Neste caso, se faz necessário uma série de atividades lúdicas de compreensão e que o aluno/criança tenha o prazer em participar e consequentemente aprender.

A gotinha do nome:
É uma dinâmica que pode ser trabalhada tanto como ACOLHIDA, quanto subsídio no planejamento do professor.



Material:
Guarda-chuva feito de EVA ou cartolina
Gotinhas feitas de Cartolina ou folha A4

Como organizar:
Confeccione um guarda chuva e afixe-o na lousa ou na parede;
Confeccione tarjetinhas em forma de gotinha e em cada gota escreva o nome dos alunos;
As gotinhas podem ser afixadas próximas ou em lugares aleatórios espalhados na sala.

Predição:
Para que o momento seja mais proveitoso e prazeroso para a turminha, o professor poderá levar para a contação de história " A GOTINHA LOLA", - Essa gotinha passa por uma grande aventura para chegar no seu destino.
Assim também pode ser a criança, que passa por grandes desafios até conseguir aprender seu próprio nome.

Objetivo da Aula:
  • Identificar o próprio nome;
  • Identificar a quantidade de letras do próprio nome;
  • Desenvolver habilidades de ouvir, de falar e de expressar;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências.
Como realizar a Dinâmica

- Com o material afixados na lousa ou parede, coloque os alunos em circulo ou sentadinhos nas mesas mesmo. (fica a critério do professor);
- Diga sempre que eles são importantes e formam um grande painel animado, assim como as gotas que possuem uma importância grande na natureza através das chuvas;
- O professor deverá convidar um aluno por vez, para localizar sua gotinha (com o seu nome) e afixar no guarda-chuva;
- Neste momento o professor deverá fazer perguntinhas tipo: Qual a primeira letra?, a última?, quantas letras tem o seu nome? mais alguém na sala começa com a mesma letra do seu nome?
- Essa ação se repete até que todos participem e respondam sobre as perguntinhas.

 


Após a repetição desta dinâmica nas aulas, o professor fará sua avaliação e observará o desenvolvimento da aprendizagem de cada criança. Assim passará a reorganizar suas ideias e ações mais avançadas para este mesmo assunto no seu planejamento.

Boa sorte!!


Clique na imagem abaixo e confira outra sugestão para trabalhar a historinha da GOTINHA LOLA.








Nenhum comentário :

Postar um comentário

É um prazer receber seu comentário. Terei a maior satisfação em ler e publicar. Beijocas!!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Créditos

As postagens publicadas no meu blog, a maioria são criadas por mim mesma. Tento elaborar atividades de acordo com os níveis dos alunos e espero que de alguma forma elas sirvam de complemento em sua prática docente. Saliento ainda, que as imagens expressas nas atividades são retiradas da URL imagens da net, portanto as que possuírem créditos, esses, serão naturalmente divulgados conforme exige a lei. E claro, na oportunidade de encontrar trabalhos especiais de colegas blogueiras, usarei, divulgarei e darei os devidos créditos .
É um prazer enorme ajudar e trocar experiências com todos.! Sintam-se Especiais no meu cantinho.