PESQUISA

Aula para trabalhar os números na educação infantil




Público:
  • Educação Infantil (4 e 5 anos)

O que podemos alcançar com a aula?
  • Organizar a sequência dos números de 0 a 10
  • Identificar o número pelo nome
  • Conhecer os números e suas posições
Quanto tempo trabalhar?
  • Esta aula poderá ser organizada para 2 momentos, ou 2 dias, dependendo da rotina da sala.
Predições:
  • O professor deverá contar com antecedência uma historinha que relacione aos números (sequência) Ex: E O DENTE AINDA DOÍA  - Autora: Ana Terra


Estratégias para a aula 1:
  • Contar a história para as crianças e depois fazer perguntas de interpretação. Como: Quais animais aparecem na história? quais animais representam o número 5? E o número 8 etc.
  • Colocar os números móveis em uma caixa e solicitar que cada aluno, retire um número, fale o nome e cole na lousa.

  • Em seguida aleatoriamente, convide um aluno por vez para organizar a sequência dos números corretamente na lousa.
  • Divida a sala em duas equipes e entregue para cada uma imagens dos animais que apareceram na história, e peçam que separem por grupos de animais (família). 
  • Logo após leia a parte da história de cada grupo de animais e solicite que os alunos de cada equipe procure o número que relacione ao total de cada grupo de animal.

Estratégias para a aula 2:

  • Retome a aula, relembrando os trabalhos realizados com os números na aula anterior.
  • Apresente para as crianças o vídeo da história dos números

  • Cole os números aleatórios na camisa  das crianças,
  • Avise para as crianças que eles precisam sozinhos organizar a sequência dos números de cada um de 0 a 10.
  • Após a organização o professor fará as intervenções cabíveis, caso necessite.
  • Em seguida os alunos escreverão a sequência dos números no caderno.
  • Eles poderão também representar com desenhos tudo o que viram nas aulas e escolher  o que mais gostaram.

Recursos Utilizados:
  • Números Móveis
  • TV e DVD
  • Cadernos
  • Livro de Histórias
  • Imagens de animais

Postar um comentário

0 Comentários