PESQUISA

Brincadeiras de carnaval para trabalhar com crianças na alfabetização

BRINCADEIRAS DE CARNAVAL PARA CRIANÇAS


As brincadeiras mais tradicionais do carnaval são quase sempre realizadas nas escolas, nas famosas matinês ou bailes realizados nos clubes, onde as crianças se fantasiam e pulam o carnaval ao som das músicas que são bem típicas da época. Mas se você quiser mudar um pouco pode  resgatar algumas brincadeiras antigas e fazer sua própria festa de carnaval com as suas crianças.


Veja Abaixo algumas sugestões de brincadeiras/ações

1-Baile de Carnaval para Crianças

Há muitas brincadeiras que podem ser feitas como por exemplo, realizar um baile de carnaval em sua casa, no salão de festa do seu prédio, na rua da sua casa ou na escolinha do seu filho. Reúna toda as crianças e convide-as para ajudar na decoração. Para enfeitar pode usar as famosas serpentinas  (rolos de fita de papel), os famosos confetes (papel picado em forma de pequeninos círculos), balões coloridos, motivos carnavalescos feitos em E.V.A  para crianças e música carnavalesca.

2-  Máscara de Carnaval para Crianças

Outra boa brincadeira são as máscaras que é marca registrada de  todo o carnaval. É muito comum você ver todos mascarados nos bailes e nas ruas durante todo o período do carnaval, e certamente as crianças vão gostar de criar a sua própria máscara. Para confeccionar as máscaras você poderá utilizar lantejoulas, miçangas, cartolina colorida, papel cartão, E.V.A, lápis de cor, giz de cera e muito mais; basta usar a imaginação.

3- Pintar o Rosto para o Carnaval

Outra brincadeira que as crianças adoram,  é pintar o rosto com tintas especiais, pode-se formar figuras interessantes como piratas, flores, cachorrinhos, gatinhos, borboletas, fadas, corações, etc. É fácil comprar a tinta para pintura facial, certifique-se de q a tinta é realmente indicada para este fim.

4-Fantasias de Carnaval para Crianças

As fantasias de carnaval para crianças  também são bem vindas e você pode criá-las em sua casa reaproveitando  algum tecido antigo, ou até mesmo uma roupa sua que já não tem muita utilidade; o importante é brincar  pra valer com os pequeninos.Utilizando-se ainda das fantasias você pode  até mesmo organizar um concurso de fantasia na escola do seu filho, ou em casa com os seus vizinhos!

5-Colares coloridos para crianças brincarem no carnaval

Outra brincadeira de carnaval divertida para as crianças é criar acessórios que possam ser utilizados na festa, como por exemplo pulseiras e colares coloridos que podem ser feitos de diversos materiais como E.V.A, feltro, plásticos, e até macarrão.  

6-Garrafas Sensoriais –  Chocalho de Grãos para o Carnaval

Outra ideia interessante é fazer um chocalho de grãos, que são também conhecidos como garrafas sensoriais, para isso basta utilizar uma garrafa de plástico PET, algumas bolinhas coloridas, milhos, feijões, ervilhas e restinhos de macarrão colorido. 

7-Tambores para as crianças brincarem no Carnaval

Os tambores não podem ficar esquecido, já que a “bateria” é a alma do carnaval, por isso aposte firme nas latas de leite vazias de metal e bexigas, os balões de aniversário que as crianças adoram poderão dar vida a um tambor divertido. 

8-Pandeiro para as crianças brincarem no Carnaval

Por fim, o famoso pandeiro não pode faltar, e você poderá fazer um muito divertido com a colaboração das crianças, para isso basta utilizar  pratinhos de papel das festas de aniversário, um punhado de guizos e algumas fitas coloridas.  Escolha pratinhos decorados e coloridos para dar uma graça especial e crie lindos pandeiros para as crianças.
Não se esqueça que o CARNAVAL ALEGRE E SEGURO, quem faz é você, através de boas brincadeiras e uma turma animada para conduzir.

Fonte:

Postar um comentário

0 Comentários