Mais Dicas Aqui!

24 março 2015

0

Caderno de reforço


Oi meninas e meninos!
Gente esse ano minha turminha de 2º ano tem bastante criança que não foi alfabetizada, pensando e descabelando-me por sugestões e ideias de como mudar essa situação, organizei um caderno para reforço individual, essa sugestão foi de uma colega de escola que faz na sua turma e que dá muito certo. Então decidi experimentar na minha.

Como organizar o caderno:
  • 1º separe um, dois ou três cadernos grandes 
  • Escreva na primeira folha o alfabeto maiúsculo, minúsculo e as vogais maiúscula e minúscula.
  • Inicie em cada página as famílias silábicas, isso mesmo, para um nível bem baixo é necessário voltar um pouquinho no tempo, pelo menos é uma tática que funciona.
  • Abaixo de cada família (modelo abaixo) escreva palavras simples iniciadas com a família em destaque.
  • Acrescente logo abaixo na mesma folha, frases simples e de fácil entendimento (frases bobas mesmo), para que o aluno consiga sair do nível em que está.
  • Faça isso de A a Z, com as famílias simples.
  • Depois de fazer essa leitura com os alunos de preferência individualmente, acrescente nos cadernos outras famílias mais complexas, escreva outras palavras com letras minúscula e vá sempre atualizando o caderno, no ritmo de aprendizagem. Importante que seja feito com a letra do professor.
Está sendo um sucesso, eles começam devagar e depois percebem que são capazes de juntar e ler com facilidade.
A ideia de fazer pelo menos 3 cadernos é porque enquanto você toma a leitura de 1 aluno os outros ficam já treinando com os outros cadernos antes de você chamá-los.
Leva uns dias para organizar os cadernos, mais vai facilitar muito a aprendizagem em sala. Mas, isso não é tarefa difícil, já que somos professores e enfrentamos tanta coisa no dia a dia.


Beijos amores espero que goste.




















Nenhum comentário :

Postar um comentário

É um prazer receber seu comentário. Terei a maior satisfação em ler e publicar. Beijocas!!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Créditos

As postagens publicadas no meu blog, a maioria são criadas por mim mesma. Tento elaborar atividades de acordo com os níveis dos alunos e espero que de alguma forma elas sirvam de complemento em sua prática docente. Saliento ainda, que as imagens expressas nas atividades são retiradas da URL imagens da net, portanto as que possuírem créditos, esses, serão naturalmente divulgados conforme exige a lei. E claro, na oportunidade de encontrar trabalhos especiais de colegas blogueiras, usarei, divulgarei e darei os devidos créditos .
É um prazer enorme ajudar e trocar experiências com todos.! Sintam-se Especiais no meu cantinho.