PESQUISA

Dinâmicas Volta às Aulas

As dinâmicas em sala de aula fazem parte de estratégias eficazes de socialização e engajamento da turma. Além de contribuir para um clima agradável e descontraído entres os alunos.

Abaixo, algumas sugestões de dinâmica volta às aulas


1- Dinâmica "QUE BOM QUE VOCÊ ESTÁ AQUI"

Objetivo: Revitalizar a amizade e reencontro entre os alunos.

Material Necessário: Lã (novelo) 

Como desenvolver?
O professor deverá receber os alunos na porta da sala.
Entregar para o 1º aluno que chegar o novelo de lã e pedir que ele sente na cadeira com a linha.
O próximo aluno que entrar vai até o aluno que está com o lã e segura o novelo, levando-o até sua cadeira, deixando o colega com a ponta da linha.
Cada aluno que chegar, pegará o novelo e quem já estiver sentado, permanece segurando sua parte.
Quando todos estiverem sentados, a sala formará um emaranhado (uma teia de aranha).
O último aluno que estiver segurando o novelo dará o ponta pé para desfazer a teia, enrolando o novelo em direção ao penúltimo colega, que dará um abraço de boas vindas. Assim o próximo fará a mesma ação, até que todo o novelo esteja enrolado e os alunos estiverem se abraçado.

2- Dinâmica "ABRAÇO DA RIMA"

ObjetivoPromover a afetividade e boas vindas da turma.

Material Necessário: Tarjetas com palavras

Como desenvolver?
O professor deverá confeccionar tarjetas com palavras que rimem o par.
Na entrada de cada aluno, o professor entrega uma tarjeta, quando todos estiverem em seus lugares, o professor solicita que um aluno levante, leia sua palavra e aguarda o colega que está com a palavra que rima com a sua, os 2 se abraçam e desejam boas vindas.
Repetir esta ação até que todos os pares de rima se encontrem.
Ex de palavras: Amor - Calor.... Felicidade - Amizade...... Emoção - Coração....Escola - Sacola...etc.

3- Dinâmica "MATEMÁTICA CARINHOSA"

Objetivo: Desenvolver a socialização e raciocínio

Material Necessário: Tarjetas com operações matemáticas

Como desenvolver?
O professor deverá confeccionar tarjetas com operações de somar ou subtrair.
E tarjetas com os resultados destas operações.
Entregar para os alunos todas as tarjetas (obs: fazer as tarjetas de acordo com o número de alunos da turma).
Em circulo, os alunos das operações iniciam a dinâmica dizendo: Eu sou a operação 5+3. E o colega responde: E eu sou o resultado da sua operação = 8. (Se cumprimentam como desejarem)
Repete até que todos os alunos descubram os resultados das operações.


4- Dinâmica "CAIXA DAS FÉRIAS"

Objetivo: Incentivar os alunos a conversarem sobre suas férias

Material Necessário: Caixa, lápis e papel

Como desenvolver?
O professor deverá confeccionar uma caixa e colocá-la no centro da sala.
Entregar para cada aluno um pedaço de papel e lápis, e solicitar que escrevam uma palavra relacionada as suas férias.
Depois colocarão os papéis dentro da caixa.
Em círculo o professor vai tirando as palavras e promovendo um debate de socialização das férias. (deixar que todos os alunos participem do momento) com suas opiniões e o mais importante com o desejo de expressar seus assuntos.

5- Dinâmica "BOLA AO ALVO"

Objetivo: Quebrar o gelo e respeito entre os alunos

Material Necessário: Uma bola

Como desenvolver?
Com a turma em círculo e de pé, o professor inicia a dinâmica, jogando a bola para um dos alunos, falando o nome dele e desejando um bom retorno às aulas. O aluno que receber a bola, deverá fazer o mesmo, escolher um colega, falar alto o nome do colega, jogar a bola e dá boas vindas.
Repete até que todos os alunos participem.
OBS: Não pode repetir os colegas que já foram citados, assim dá a oportunidade para todos participarem.


6- Dinâmica "DE QUEM É A REDAÇÃO?"

Objetivo: Propor uma produção escrita, através do reconhecimento dos gostos e desejo dos colegas.

Material Necessário: Papel e lápis

Como desenvolver?
O professor deverá propor a turma que cada um escreva uma pequena redação, contendo as coisas mais importantes que fizeram nas férias. Mas, nenhum aluno poderá colocar seu nome na produção.
Quando todos terminarem, o professor, trocará as redações e pedirá que iniciem as leituras silenciosas. 
Em seguida, o professor solicitará que um aluno por vez, adivinhe de quem era a produção e o que ele mais gostou de ler na redação. Se acertar, entrega ao amigo e dá um abraço e caso não acerte o autor da redação se levantará e abraçará o colega assim mesmo. Promovendo a socialização.
Para finalizar o professor organizará as produções no varal da sala.

Dinâmicas propostas pelo blog www.ensinandocomcarinho.com.br

Postar um comentário

0 Comentários