PESQUISA

Plano de aula sobre drogas, um problema meu e seu


DROGAS UM PROBLEMA MEU E SEU


Sobre a Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula?
O aluno poderá refletir sobre as drogas, compreendendo a cerca dos danos físicos e emocionais que elas geram, e da importância de dizer (NÃO) às mesmas. Além disso, as aulas podem ser uma ótima oportunidade para se trabalhar a oralidade, a escrita, participação, trabalho em grupo e o senso crítico dos alunos.
Duração
2 (Duas) aulas.
1ª Estratégia e recursos da aula (Aula interativa)
Para esta aula as estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa com exibição de vídeo para conscientização das crianças, 
bem como de toda comunidade escolar, sobre os efeitos causados pelo uso das drogas . (link abaixo do vídeo)


Outra sugestão de vídeo



Após a apresentação do vídeo o professor discutirá com os alunos as opiniões quanto ao que assistiram. Podendo realizar algumas perguntas para debate, tais como:
• Qual a parte do filme que mais chamou atenção?

• O que acontece com o cérebro de quem usa droga?

• Ela é perigosa? Por quê?
• Ela vicia?
• Como saber que uma pessoa está envolvida com drogas?


Após o diálogo e manifestação dos alunos, o professor solicitará que eles formem grupos de 3 pessoas. Cada grupo receberá 3 pétalas (formato de folha) grandes de papel e canetas coloridas para a realização de uma atividade, cujo o intuito é estimular a reflexão dos alunos sobre os motivos que levam uma pessoa a usar drogas.

Assim, cada grupo deverá identificar os motivos que as pessoas usam drogas e que escreva em letra legível e bem grande.

Quando todos os grupos tiverem finalizado o professor solicitará que eles colem estas tiras no círculo de cartolina afixado na lousa com o título (MOTIVOS DO USO DE DROGAS). Formando uma grande FLOR. Feito isso, o professor deverá ler estes motivos, solicitando que os alunos expliquem o porquê de suas escolhas.
Visa-se neste momento estimular a participação, o diálogo, a crítica, e sobretudo, a reflexão dos motivos apresentados.



2ª Estratégia e recursos da aula - (Pergunta-Resposta)
O professor entregará cartões aos grupos contendo algumas respostas e outras perguntas. Os grupos deverão realizar a leitura das suas fichas (Cartões) e em seguida, inicia-se a dinâmica - O grupo das perguntas deverá ler uma ficha e o grupo das respostas deverá localizar entre seus membros quem está com a resposta daquela pergunta (Pergunta-Resposta). O professor atuará como mediador, dando dicas aos alunos quanto aos cartões.
Assim que todos os cartões correspondentes forem encontrados, os grupos deverão ler oralmente a pergunta e a resposta dos mesmos, em ordem crescente, ou seja, da pergunta 1 a 10. E criará um mural informativo na sala ou no pátio da escola.

Abaixo as perguntas com suas respectivas respostas:

1- O que são drogas?
R _ São produtos que o homem vem utilizando no decorrer da história para produzir alteração do seu humor, da sua mente e das suas sensações.
_ Que tipo de drogas existem?
R _ Existem as drogas lícitas (álcool, tabaco, chás, alguns medicamentos,...) e as ilícitas (maconha, cocaína, LSD, plantas alucinógenas...).
3 _ Em que grupos classificam-se as drogas?
R _ Em estimulantes, depressoras e perturbadoras.
4 _ Quais são os tipos de usuários de drogas?
R _ Usuário experimentador, eventual, habitual e o dependente químico.
5 _ 
O que caracteriza um usuário dependente?
R _ É aquele que usa a droga compulsivamente, sem controle psicossocial. A droga eleita passa a ser o eixo de sua vida.
6 _ O que causa a dependência química?
R _ A dependência química se instala pelo encontro de 3 fatores básicos: a personalidade da pessoa, o produto (droga) que a pessoa usa e o contexto social/familiar que ela está inserida.
7 _ Se as drogas fazem mal, por que as pessoas consomem?
R _ Os motivos variam de pessoa a pessoa: curiosidade, para esquecer problemas, frustrações ou insatisfação, insegurança e busca de prazer. Porém, alguns dos que iniciam o uso poderão se comprometer gravemente.
8 _ Quais são os fatores de risco para uso ou abuso de drogas?
R _ A desinformação, a saúde deficiente, insatisfação com a qualidade de vida, personalidade vulnerável e o fácil acesso às drogas.
9 _ 
Quando é indicada a internação?
R- A internação não é considerada um tipo de tratamento, mas uma estratégia para promover a abstinência. Sua indicação se dá em casos mais severos, onde é mais seguro para o paciente ficar com sua liberdade restrita. A internação deve, obrigatoriamente, estar vinculada a um seguimento ambulatorial.
10- Onde procurar ajuda?
R- Existem vários serviços que podem ser acionados para conseguir auxílio no tratamento ao dependente de drogas. Seguem alguns contatos:
-  Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas -  Oferece orientações e informações sobre a prevenção do uso indevido de drogas.
-    Existem Clínicas Psiquiátricas que atendem por planos de saúde ou particular, que oferecem tratamento de desintoxicação, acompanhamento psicológico dentre outros tratamentos.
-  Grupos de apoio e autoajuda – oferecem apoio emocional e social ao dependente químico com foco em manter a abstinência. 
- Família para o diálogo e a busca por soluções
3ª Estratégia e recursos da aula - (Livrinho de prevenção às drogas)
O livro contem várias páginas divertidas e em linguagem de fácil entendimento. O professor deverá fazer a leitura coletiva com os alunos e depois pedir para que pintem todas as páginas. Divida agora a leitura de cada página entre os alunos. 
Essa leitura poderá ser apresentada na sala de aula mesmo, no pátio da escola ou na sala de outro professor.























4ª Estratégia e recursos da aula - (Montando Mural com os tipos de Drogas)

Os murais podem ser divididos por equipes dentro da mesma sala de aula, ou por sala dentro da escola. Cada sala ficará responsável em confeccionar (produzir) e apresentar seu mural lúdico para toda comunidade escolar.

Sala 1 (Mural com Drogas Lícitas)
Sala 2 (Mural com drogas  Ilícitas)
Sala 3 (Mural de prevenções)
Ex:


Postar um comentário

1 Comentários

  1. Gostei dos planejamentos sobre drogas para crianças! Vou usar algumas atividades para fazer com minhas turmas, no Projeto Social onde trabalho!

    ResponderExcluir

É um prazer receber seu comentário. Terei a maior satisfação em ler e publicar. Beijocas!!!!