PESQUISA

Plano de aula para trabalhar a cesta literária






Objetivo Geral:

  • Resgatar as experiências dos alunos, possibilitando o reconhecimento das diversas formas de expressão da poesia no cotidiano.
Objetivos Específicos:

  • Refletir sobre algumas características de um poema.
  • Definir e diferenciar alguns conceitos do universo da poesias.
  • Planejar e Iniciar a organização do mural (varal) da poesia.
  • Ampliar o repertório dos alunos.
Dicas de Atividades:
  • Divida a classe em grupos. Cada grupo vai conversar para compartilhar lembranças de poemas que cada um conhece.
  • O grupo deve escolher um relator que vai contar para a turma toda conversa. Relacione na lousa o título dos poemas e/ou versos lembrados pelos alunos.
  • Peça que cada grupo escolha um poema e transcreva-o numa folha de papel, essa será a primeira produção a integrar o mural/varal.
  • Proponha então a construção do mural ou varal. Converse com os alunos para planejar a organização. Onde vai ser colocado, como deixá-lo bonito e caprichado? etc.
  • Imprima diversos poemas e organize-os em tarjetas, enfeite uma cesta e dê o nome de cesta literária. Organize o ambiente e convide os alunos para lerem e se inspirarem à vontade.
  • Solicite a leitura de alguns individualmente e coletivamente.

Indagações e Questionamentos:

Depois de resgatar a experiência dos alunos com poesias, é hora de pensar algumas características do poema. A ideia não é dar uma aula teórica ou explicativa, mas promover uma conversa que familiarize os alunos com alguns aspectos que sejam fundamentais da poesia/poema. Você pode fazer as perguntas propostas aos poucos. Provoque os alunos para que pensem, troquem ideias, tirem conclusões, busquem informações...
Seja coordenador desta ação. Organize o momento de cada um falar. Na medida que for necessário, dê informações sobre rima, versos, estrofes etc.
Exemplos:
  • Como sabemos que os textos são  poesias?
  • Como se organizam no papel?
  • Eles preenchem todo o espaço das linhas e margens?
  • Eles pulam linhas?
  • Quais características têm em comum?
  • De que tratam?
  

Feche o momento, com uma atividade sugerida para casa, a produção de um poema que deverá ser lido individualmente e afixado no mural ou varal feito pela turma.
Transcreve na lousa um poema de sua preferência, leia-o e converse sobre os aspectos com a turma.


Esse plano pode ser transformado em um projeto. Depende da necessidade da turma e no que o professor deseja abranger sobre poemas. A cesta não só nesta ação, mas poderá ser usada em diversos momentos de leitura em sala de aula.

O plano foi trabalhado na turma de 5º ano da  professora Karla Valéria, como sugestão de atividades planejadas para ajudar a turma na preparação da Olimpíada de Língua Portuguesa.

O plano pode ser adaptado para qualquer série/ano.

Postar um comentário

0 Comentários