PESQUISA

Caderno para acompanhamento das atividades de casa

O caderno foi criado com intuito de acompanhar as atividades de casa dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. Haja vista, esta ação ser um entrave na rotina escolar, pois a maioria dos alunos não correspondem a essas atividades e consequentemente atrapalha m um pouco a execução do planejamento da sala. Pois a família precisa estar em parceria com a escola ajudando no desenvolvimento escolar de seus filhos. Escola sozinha não tem sentido.

O caderno já foi organizado de maneira lúdica para chamar a atenção dos alunos, com capa e título bem claros.
Logo no início do caderno temos uma abertura com o comunicado que foi enviado para os pais, dando ciência de que o caderno estava sendo iniciado, como funcionaria e que o mesmo faria parte das atividades constantes da sala de aula.


Os assuntos tratados no caderno são todos aqueles que possam complementar o estudo realizado em sala de aula. As atividades vão desde uma produção de um poema de Língua Português até a apresentação de maquetes na aula de geografia.
Nem todas as atividades de casa, são anotadas no caderno. Eu como professora, faço a seleção das tarefas que irão para o caderno.
No Mês de abril tivemos como atividades de casa: Produção de resenhas, Produção e declamação de poemas, apresentação de maquetes com tipos de moradias, Pesquisa e entrevistas sobre causos, confecção de fantoches na aula de artes, produção de fábulas, visita aos prédios públicos etc.

O aluno apresenta a atividade realizada e escreve seu nome completo no seu número sequenciado no caderno. Se a atividade foi feita o aluno pinta seu nome de VERDE  e se não foi feita ele escreve o nome mesmo assim, só que fica pintado de VERMELHO, sinalizando que não fez a atividade.

Em cada folha, é feito o cabeçalho contendo: Série, data, assunto da atividade, sequência dos números dos alunos.
COMO PROCEDE A CORREÇÃO?
  • Os alunos são chamados em ordem alfabética
  • Temos momentos distintos de correção:- 
  • Tem atividades que corrijo no birô individualmente,
  • Outras são apresentadas pelo grupo
  • Outras lidas em voz alta por cada aluno 
  • E temos ainda, as atividades corrigidas coletivamente.


Além de acompanhar as atividades realizadas ou não pelo aluno, podemos contemplar os seguintes objetivos: Relação em ordem alfabética dos alunos, escrita correta do nome (pois neste momento vc pode fazer observações quanto a escrita), acompanhar os alunos faltosos e também os que não realizaram as atividades propostas.
Mas, uma super ajuda que o caderno me trouxe, foi colocá-lo sempre como pauta para análise em reuniões de pais, pois nesse momento os pais podem verificar o desempenho dos seus filhos nas atividades e fazer seus próprios questionamentos quanto a falta ou ausência (vermelha) de quem não fez.


Para incentivar a turma na continuidade das atividades, os alunos que conclui o mês com todos os nomes de cor VERDE, ele receberá mimos ou pontos para somar com as avaliações, haja vista, termos que considerar todos os trabalhos e esforços feitos em sala de aula. Além de fortalecer o senso de responsabilidade na execução das tarefas e também de se organizar enquanto aluno.

Observação: As atividades enviadas para casa, vão desde trabalhos em grupos, individuais e em duplas, assim, fortalecemos o trabalho em equipe e o respeito as diferenças entre os alunos.


Espero que de alguma forma o caderno sirva de inspiração para os colegas professores, e que essa questão que é tão complexa na escola, seja amenizada com a ideia. 
Estou colhendo bons frutos, pois enquanto 3 alunos traziam as atividades feitas, hoje apenas 1 ou 2 esquecem, mas no dia seguinte estão lá preocupados com a atividade.

Boa Sorte amigos!
Não esqueça de compartilhar sua experiência com nossa ideia ok?

Créditos: Professora Karla Valéria

Postar um comentário

0 Comentários