PESQUISA

Dados lúdicos para produção textual coletiva no ensino fundamental

Olá amores!

Os dados abaixo estão prontos para imprimir, montar e começar o jogo.
Bem interessante essa sugestão, pois além de instigar a imaginação, os alunos trabalham coletivamente em grupos.
Cada grupo joga todos os dados na ordem em que aparecem abaixo. As equipes precisam escolher um escriba, ou seja um dos membros para escrever as dicas que surgirá em cada dado. Assim começará a produção. Através das dicas dos dados os alunos escreverão um texto usando os comandos anotados.
O professor poderá após a produção realizar um momento gostoso para que cada equipe apresente a sua história. Vamos lá!!!! Boa sorte!.



São sete dados nesta sequência:
DADO 1- Início da história ( consta de 6 sugestões para começar a escrita do texto) - Era uma vez..., Numa manhã de chuva, Numa noite sombria, Numa montanha obscura, Numa estrada deserta, Em um zoológico estranho.


DADO 2- Herói da história ( consta de 6 personagens que servirá para os alunos usarem a imaginação e transformá-lo no salvador da história) - Turma de amigos, Índio, Príncipe e princesa, cavalo, Urso, fada.

DADO 3- Motivo da história ( Ou seja a consequência, o problema apresentado para a história, o motivo pelo qual as aventuras precisam ser superadas) Uma princesa enfeitiçada, A biblioteca mágica, O tesouro perdido, O sumiço da varinha mágica, O índio que perdeu a voz, o cavalo ferido.


DADO 4- Amigo do Herói ( São 6 personagens que poderão ajudar o herói na grande aventura da história) -  Deusa azul, Águia, Duende, Sereia, Dinossauro, Unicórnio

DADO 5- Vilão da história ( 6 personagens que fará a parte negativa da história, ou seja o vilão que dificultará a vida do herói e seu amigo) -  Bruxa, Lobo Mau, Palhaço, Vampiro, Monstro marrom, Múmia.


DADO 6- Objetos da história ( Os objetos são as armas ou amoletos mágicos usados pelo herói para sanar o problema) - Chave, Varinha, Mapa, Cristal, Livro e Anel ( todos mágicos).



DADO 7- Final da história ( São pequenas frases para fechar o assunto, concluir o pensamento da equipe com relação ao texto produzido)- E nunca mais se ouviu falar nessa história, Sin-sa-ra-bim, essa história chegou ao fim, E todos viveram felizes para sempre, E acabou a história, quando eu voltar a encontra-lá, voltarei a contá-la, Sim ou não terminou a confusão, E no fim tudo deu certo.


Dados produzidos pela professora Karla Valéria do blog Ensinando com Carinho.

Para imprimir basta clicar na imagem para ampliar, salvar no computador e depois fazer a impressão.





Postar um comentário

9 Comentários

  1. amei!vc acha que funciona melhor com o segundo ou terceiro ano ?

    ResponderExcluir
  2. Sensacional, obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
  3. Amei , e vou usar nas minhas aulas!

    ResponderExcluir
  4. Muito boa a ideia. Adorei!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns! Adorei a ideia e já estou confeccionando. Obrigada.

    ResponderExcluir
  6. Adorei! Obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
  7. Amei teu material! parabéns e obrigada por compartilhar conosco! abraço.

    ResponderExcluir

É um prazer receber seu comentário. Terei a maior satisfação em ler e publicar. Beijocas!!!!