Mais Dicas Aqui!

25 setembro 2018

0

Dinâmica da chamadinha no processo de alfabetização

Olá pessoal!


Trago para vcs mais uma sugestão bacana para trabalhar o nome em sala de aula através da CHAMADINHA.
 A chamadinha é uma ideia bem criativa e importante para o processo de apropriação do nome da criança já na educação infantil.
Os alunos nas fotos, são das turminhas do PRÉ I e PRÉ II da creche onde trabalho.
Eles adoraram essa dinâmica, aprendem brincando e conseguem com pouco tempo identificar sua tarjeta com o nome no painel que montamos.

   


Esse painel, criamos não só para trabalhar o nome próprio, mas também o alfabeto, iniciais de palavras, 1ª letra, dentre várias outras sugestões que podem ser aproveitadas.

 

Após a acolhida e explicação da rotina do dia, as crianças são convidadas em duplas para se dirigirem até o painel e localizar a tarjeta com seu nome. No Painel consta tarjetas com o 1º nome e sobrenome ( para os alunos do PRÉ I) e também tarjetas do nome completo para os alunos do PRÉ II. 

OBS: As vezes coloco as tarjetas dos alunos do outro turno para aumentar o grau de dificuldade e consequentemente da aprendizagem da criança.

Caso o aluno não reconheça sua tarjeta, o professor deverá fazer intervenções com dicas, mas, nunca localizando para a criança, pois ela deve ter autonomia para realizar esta ação.




Esta ação é repetida para guardar, (voltar a tarjeta para o painel) após o uso da  mesma pela criança nas atividades da rotina.

Boa Sorte!




Nenhum comentário :

Postar um comentário

É um prazer receber seu comentário. Terei a maior satisfação em ler e publicar. Beijocas!!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Créditos

As postagens publicadas no meu blog, a maioria são criadas por mim mesma. Tento elaborar atividades de acordo com os níveis dos alunos e espero que de alguma forma elas sirvam de complemento em sua prática docente. Saliento ainda, que as imagens expressas nas atividades são retiradas da URL imagens da net, portanto as que possuírem créditos, esses, serão naturalmente divulgados conforme exige a lei. E claro, na oportunidade de encontrar trabalhos especiais de colegas blogueiras, usarei, divulgarei e darei os devidos créditos .
É um prazer enorme ajudar e trocar experiências com todos.! Sintam-se Especiais no meu cantinho.