PESQUISA

Sugestões de atividades para trabalhar no maternal




Caros professores da Educação Infantil!
Listamos abaixo mais de 40 sugestões de atividades para ajudá-los na elaboração do planejamento para os pequenos do maternal. Sabemos que cada ação deve ser pensada, estudada e aplicada com muito cuidado e carinho, obedecendo as etapas, os campos de experiências e objetivos de cada turminha, conforme determina as leis. Portanto, podem adaptar as atividades como desejar.



1- Manusear livros de histórias (pano ou de plástico). Construa livros gigantes usando papelão, feltro ou EVA, com imagens coloridos que chamam a atenção dos pequenos. 
2- Manusear revistas infantis... escolha revistas velhas que depois de manuseadas também podem ser rasgadas e assim, dar início a uma nova atividade. 
3- Histórias à vista das gravuras do livro (histórias pequenas).
4- Histórias contadas pelo educador com o apoio de fantoches e dedoches. Estes podem ser facilmente feitos por você usando garrafas pet, caixas de leite e outros materiais reciclados. 
5- Fazer o reconto das histórias lidas (professor). 
6- Apresentar papéis de diferentes texturas para a criança amassar, rasgar, embolar.
7- Colocar o nome da criança em tamanho grande e bem colorido, mostrar a cada um o seu nome para que ele se familiarize. Uma boa dia é fazer o nome de cada um em papelão e depois colar texturas diferenciadas em cada um. Depois que cada um estiver bem familiarizado com seu nome, trocar entre os colegas. 
8-  Oferecer lápis colorido, giz de cera, e deixa-la rabiscar livremente. 
9-Trabalhar com tinta livremente, massinha de modelar caseira, melecas comestíveis.
10-Cantar ou recitar parlendas, poesias, músicas ou quadras, dando estímulos para que a criança antecipe ações. Ex.: parabéns pra você. Espera-se que a criança bata palmas logo que comece a canção.
11-Solicitar à criança que antecipe gestos e ações as atividades de rotina do dia. Ex.: Apanhar a lancheira na hora da merenda.
12-Trabalhar cores e atividade corporal com a seguinte atividade: encha várias garrafas com papel crepom rasgado de várias cores (em cada garrafa uma cor), água e detergente. Não encha completamente. Tampe bem e chacoalhe para colorir e fazer bolhas. Você também pode uni-las com fitas coloridas para que as crianças possam rolar em cima.
13-Ajudar o aluno a identificar objetos e figuras de pessoas conhecidas.
14-Trabalhar diariamente os combinados com o apoio dos fantoches.
15- Registrar a rotina no quadro.
16-Oferecer encartes ou cartão com rótulos de produtos diversos para que a criança identifique.
17-Brincar de empilhar e encaixar caixas vazias de embalagens diversas.
18.Recitar parlendas, quadras ou poemas nos deslocamentos feitos na escola.
19-Imitar sons e gestos sugeridos por um modelo.
20-Soltar objetos dentro de uma caixa e pegar novamente.
21-Soltar e pegar no ar sem deixar cair pena, algodão, papel picado.
22-Empurrar caixas de vários tamanhos com os pés. 
23- Enfileirar blocos, embalagens, caixas, etc. 
24-Saltar pequenos obstáculos feitos com caixas de papelão, caixas de sapato, pneus...
25-Bater bola no chão e agarrar em seguida.
26-Encaixar blocos em orifícios diversos feitos com caixas de papelão e potes plásticos. 
27-Solicitar a criança em diferentes situações que atenda a ordens simples como pegar um brinquedo, ninar a boneca, pega o lápis, etc. 
28-Contar e ler histórias diariamente (pode repetir a história).
29-Estimular à criança a lembrar atividades não rotineiras. EX.: após um passeio ou um filme assistido que nomeie as coisas que viu. 
30-Rasgar folhas de revistas e tentar unir os pedaços reconstruindo as figuras.
31-Brincar de esconder objetos à vista da criança, solicitando em seguida que ela encontre. 
32-Brincar de dar passos grandes e pequenos, para que ela adquira as noções de dimensão espacial em relação ao próprio corpo.
33-Oferecer cubos diversos para fazer “torres e fileiras”. 
34-Colocar as crianças em frente ao espelho, pedindo que mostre algumas partes de seu corpo. 
35-Fazê-la sentir necessidade de pedir o que deseja, dizendo o nome não apenas apontando. 
36-Pedir que diga seu próprio nome ou apelido. 
37-Oferecer jogos de encaixe diversos e deixá-la brincar livremente. 
38-Brincar com a criança de jogos de encaixar, montar, desmontar, derrubar, etc. 
39-Fornecer a variedade de materiais que estimulem os diferentes sentidos (visão audição, tato, etc.) permitindo intensa manipulação. 
40-Oferecer lápis de diferentes tipos de papel para que rabisque, não levando em conta seu tipo de expressão. 
41-Valorizá-las nas suas recém adquiridas habilidades. 
42- Assistir programas ou desenhos infantis selecionados na televisão. 
44-Incentivar o aluno a desenvolver hábitos de higiene. EX.: lavar e secas as mãos antes de se alimentar, escovar dentes, etc. 
45- Brincar de entrar dentro de caixas de papelão. 
45- Apresentar a ficha ou crachá com nome próprio e nomeá-lo para a criança. 
46-Levar a criança a imitar a voz dos personagens das histórias trabalhadas. 
47-Levar a criança a identificar figuras e objetos familiares e pessoas, inclusive a si mesma. 48- Incentivar a criança a destampar caixas diversas, para procurar o que tem dentro. 
49-Brincar com a criança associando o som ao conceito do objeto. EX.: Miau para o gato, piu piu para o pintinho, e au au para o cachorro, etc. 
50-Brincar e desenvolver atividades corporais com túneis de caixa de papelão, pneus e outros materiais.



Ideias retiradas do blog: https://www.pragentemiuda.org/

Postar um comentário

0 Comentários