Mais Dicas Aqui!

23 fevereiro 2017

1

Plano de aula para trabalhar nome próprio na alfabetização



PLANO DE AULA PARA TRABALHAR NOME PRÓPRIO NA ALFABETIZAÇÃO

Plano elaborado: Pelo blog: www.ensinandocomcarinho.com.br (Professora Valéria Tavares)





Público alvo: Alunos na alfabetização

Objetivo: Trabalhar a identidade de cada aluno, valorizando a importância de reconhecer as letras que formam seu nome.

Conteúdo: Nome próprio - letras do alfabeto

Justificativa:
No momento em que a escola compreende o diagnóstico inicial das crianças quanto a  defasagem dos alunos em escrever o nome próprio, surge a necessidade de contemplar essas habilidades básicas para o processo de aprendizagem, visando um direcionamento sistemático das aulas para a aquisição do nome e consequentemente das letras do alfabeto.

Blocos a serem contemplados:

  • Acolhida - Varal de tarjetas com nomes
  • Latinha com fichas do nome próprio
  • Carrinho do alfabeto
  • Tapete da identidade
  • Atividades impressas
  • Hora da história

Vamos entender a ACOLHIDA - Varal de tarjetas com nomes

O professor deverá organizar um varal fixo na sala e as tarjetas com os nomes de cada aluno. Como acolhida todos os dias, os alunos são convidados a se dirigirem até o varal e procurar sua tarjeta, nesse caso o professor escolherá a ação que deseja fazer todos os dias. 
Ex. 
  • Procurar sua tarjeta e escrever seu nome no caderno
  • Procurar a tarjeta e falar a letra inicial do nome
  • Procurar a tarjeta de um coleguinha e entregá-lo
  • Procurar a tarjeta e contar o total de palavras

Vamos entender a FICHA DO NOME PRÓPRIO

O professor fará fichas com os nomes dos alunos e colocará dentro de uma latinha decorada, depois organiza a turminha no círculo e coloca a latinha no centro. Ao som de qualquer canção infantil vai passando a latinha entre as mãos das crianças, ao comando de PARE!  o aluno retira uma ficha e tenta identificar de quem é....a professora pode ajudar nessa hora dando as características da criança. Quando encontrar o dono da ficha o coleguinha levanta abraça o amiguinho e entrega a fichinha.


Vamos entender o CARRINHO DO ALFABETO

O professor colocará dentro de um carrinho de brinquedo o alfabeto móvel. E convida a turminha para brincar. Vai passando o carrinho entre as crianças e todos cantam a canção...MOTORISTA, OLHA A PISTA. Quando a música parar, o aluno retira uma letra, fala qual é e identifica se existe alguém na sala que o nome comece com aquela letra, caso não tenha, poderão falar nomes de animais, objetos. etc.


Vamos entender o TAPETE DO ALFABETO

O professor espalha na sala um tapete bem especial e colorido de preferência, sobre ele coloca nomes próprios, nomes de animais, nomes de objetos etc.
Convida os alunos a fazerem uma lista para cada coisa do tapete. 
  • Lista de animais
  • Lista de nomes próprios
  • Lista de objetos
Em seguida o professor começa um debate explicando que todas as coisas tem nome. E que cada uma tem sua importância. Fala também que para escrever os nomes usamos as letras. Aproveita o momento para ler o texto TODO MUNDO TEM UM NOME . Em seguida, pede para as crianças escreverem as listas no caderno.

Vamos entender as ATIVIDADES IMPRESSAS

    As atividades impressas, servirão de complemento das ações executadas poderá ser com informações sobre a família, atividades com a certidão de nascimento, atividades de colagens do alfabeto e nomes etc.

    Vamos entender a HORA DA HISTÓRIA


    Na hora da história o professor tem a liberdade de escolher a maneira mais lúdica de apresentar o conto. Lembrando que os textos devem ser relacionados aos assuntos e objetivos do plano de aula. Podendo usar fantoches, adereços, avental, tapete, data show etc.

    Plano elaborado: Pelo blog: www.ensinandocomcarinho.com.br (Professora Valéria Tavares)

    Lista de títulos de historinhas:










    Um comentário :

    1. Bom dia!
      A correria do dia a dia acaba nos impedindo de fazer coisas importantes... detalhes que falam muito, como, por exemplo, agradecer e elogiar o trabalho de uma pedagoga sensível às exigências do aprendizado. Hoje quero agradecer à prof.Karla Valéria que, com muito carinho, prepara materiais maravilhosos e compartilha conosco, colegas de profissão.
      Sempre que abro meu e-mail tá lá mais uma colaboração dessa linda! Parabéns pela dedicação! Sucesso e Alegrias mil! Deus abençoe.

      ResponderExcluir

    É um prazer receber seu comentário. Terei a maior satisfação em ler e publicar. Beijocas!!!!

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    Créditos

    As postagens publicadas no meu blog, a maioria são criadas por mim mesma. Tento elaborar atividades de acordo com os níveis dos alunos e espero que de alguma forma elas sirvam de complemento em sua prática docente. Saliento ainda, que as imagens expressas nas atividades são retiradas da URL imagens da net, portanto as que possuírem créditos, esses, serão naturalmente divulgados conforme exige a lei. E claro, na oportunidade de encontrar trabalhos especiais de colegas blogueiras, usarei, divulgarei e darei os devidos créditos .
    É um prazer enorme ajudar e trocar experiências com todos.! Sintam-se Especiais no meu cantinho.