PESQUISA

Como trabalhar o ajudante do dia em sala de aula




Como trabalhar o AJUDANTE DO DIA?



Entendendo a tarefa do ajudante do dia:

Na sala de aula tem sempre pequenas tarefas que podem ser feitas pelas crianças, valorizando-as , ao mesmo tempo que oportuniza responsabilidades e desenvolve a cooperação. Para essas tarefas temos a colaboração do
AJUDANTE DO DIA.

É interessante fazer um crachá de Ajudante do Dia (pode ter ou não o nome da criança, ou só a palavra AJUDANTE, em letras coloridas e alegres), para que ele possa ser identificado pelos colegas que precisarem de alguma ajuda, valorizando sua colaboração e fortalecendo a confiança entre os alunos.
De um modo geral, as crianças gostam da tarefa, mas se alguma não quiser participar não deve ser forçada, seu desejo de não ser Ajudante deve ser respeitado sem maiores perguntas. (não pergunte por que ou faça sermão, pois, provavelmente, no decorrer do ano a criança mudará de ideia e sua colaboração deverá ser aceita, também sem indagações do porque da mudança).
Deve ser feita uma escala de participantes e, se possível colar em um local visível da sala de aula, para que se saiba quem é o Ajudante do dia e também da próxima aula.

Ao começar o ano letivo a professora poder
á fazer uma roda de conversa e explicar a necessidade de ter um Ajudante na sala, e que cada dia será uma criança diferente, este poderá ser estabelecida pela ordem alfabética dos nomes dos alunos, explicar também as funções do Ajudante do Dia.



Dica 1:


Realize um diálogo com a turminha e fale um pouco sobre a importância do ajudante do dia na sala de aula. Aproveita a oportunidade e confeccione um painel com as atribuições do ajudante e afixe em um local de fácil acesso.

Dica 2:


Confeccione para incentivar o aluno ajudante do dia, um acessório de uso como: Avental ou crachá ou plaquinha ou chapeuzinho etc. De modo que ao receber qualquer visita, esta perceba a existência do ajudante na sala e também pelas próprias crianças.

Dica 3:


Encarregue o ajudante do dia a realizar ações/responsabilidades diárias junto aos coleguinhas, com a chamadinha, a fila do lanche, incentivar a limpeza da sala etc.

Construção da autonomia

E o que isso tem que ver com autonomia? Quase tudo, à medida que a definimos como a capacidade de tomar decisões por si, levando em conta regras, valores, reconhecendo o próprio espaço e o do outro. Por isso, são tão importantes as regras e os combinados que estabelecemos com os pequenos, pois explicitam, de certa maneira, o funcionamento da escola e as normas de conduta necessárias ao convívio social do grupo.
Ao compreendermos que o crescimento pessoal implica construção da identidade e da autonomia, nossas intervenções passam a considerar as dimensões individual e coletiva, isto é, ao mesmo tempo que respeitamos e buscamos atender as características e as necessidades de cada criança, consideramos a importância da convivência entre elas e as aprendizagens que dela decorrem.
Progressivamente, as interações acontecem de fato e os alunos passam a atuar de maneira cada vez mais autônoma. Não é à toa que o eixo Identidade e Autonomia é considerado conteúdo transversal. Sem dúvida, ele perpassa todos os demais conteúdos, como se representasse o fio da costura.

Algumas dicas de tarefas do ajudante do dia quanto a:

Arte
  • Misturar as tintas.
  • Preparar a cola.
  • Entregar aos colegas canetas, folhas, argilas e tesouras.
  • Organizar a oficina de percurso e, no fim, ajudar a guardar os materiais que não foram usados.
Biblioteca
  • Organizar a fila dos colegas até a biblioteca, incentivar o silêncio no ambinete, entregar os livros devolvidos pelas crianças para a bibliotecária.
Espaço escolar
  • Lembrar aos amigos que eles não podem correr para não se machucar.
  • Lembrar aos colegas que eles não podem brigar com os coleguinhas.
  • Brincar com respeito nos espaços e brinquedos existentes no pátio da escola.
Banheiro
  • Lembrar às crianças que elas não devem espiar embaixo da porta do banheiro.
  • Lembrar aos colegas que eles não podem jogar papel higiênico no vaso sanitário.
  • Lembrar aos amigos que eles devem pegar apenas duas folhas de papel para enxugar as mãos.
  • Lembrar que não pode pedir para sair da sala constatemente, e sim nas emergências
Sala de aula
  • Arrumar as cadeiras da sala.
  • Estender o tapete antes das rodas de história.
  • Recolher os papéis do chão.
  • Manter a sala limpa.
  • Ajudar o professor nas atividades de sala.
Resolução de conflitos
  • Dar ideias para os amigos de como resolver um problema

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Excelentes dicas...ampliei a aplicação dessa atividade que parecia tão simples, no entanto, muito importante para melhorar o comprometimento das crianças com as atividades em sala e fora dela.

    ResponderExcluir

É um prazer receber seu comentário. Terei a maior satisfação em ler e publicar. Beijocas!!!!