Mais Dicas Aqui!

17 fevereiro 2014

1

Jogo das Sílabas

Para o papa-sílabas você vai precisar:
- Uma caixa, um copo ou um pote com um furo;
- fichas com sílabas.

Procedimento:
Diga para a criança: “Este é o papa-sílabas, sua comida preferida são pastilhas de sílabas”. Para poder alimentá-lo você precisa ler as sílabas. Depois nós iremos contar quantas pastilhas de sílabas ele comeu”.

Ou seja, cada sílaba que a criança ler ela irá colocar na caixa. As sílabas que ela não souber você aproveita para ensiná-la, mas não será colocada na caixa.

Obs.: Você percebeu que esta é também uma maneira lúdica de fazer uma sondagem das sílabas que a criança já domina e quais precisam ser trabalhadas?

Uma variação desta brincadeira é utilizar um cronômetro e dizer: “Vamos ver quantas sílabas você consegue ler em um minuto?” Essa é uma boa estratégia para crianças que já leem, mas muito pausadamente. Você anota quantas sílabas ela conseguiu e em outro dia você pode propor um desafio para ela, por exemplo: “vamos ver se hoje você consegue aumentar o número de sílabas que consegue ler em um minuto?

DICAS IMPORTANTES:

- não compare o desempenho de uma criança com outra. Deixe claro que cada um tem seu próprio ritmo e que será observado a evolução pessoal;
- dependendo do nível de atenção e dificuldade da criança coloque menos ou mais sílabas. Do contrário poderá exigir um nível de desempenho mental que a criança não resiste por muito tempo e isso pode fazer com que ela perca o interesse pelo jogo;
- você irá colocar várias sílabas, mas é preciso ter o cuidado de que algumas delas a criança já conheça. Isso ajudará na autoestima.
- se a criança não souber a sílaba você ajudará muito se fizer alguma associação com algo que seja do interesse dela."

Foto de Maria Delfina Rodrigues. 
Dicas do site :http://www.psicosol.com/papa-silabas/

Um comentário :

É um prazer receber seu comentário. Terei a maior satisfação em ler e publicar. Beijocas!!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Créditos

As postagens publicadas no meu blog, a maioria são criadas por mim mesma. Tento elaborar atividades de acordo com os níveis dos alunos e espero que de alguma forma elas sirvam de complemento em sua prática docente. Saliento ainda, que as imagens expressas nas atividades são retiradas da URL imagens da net, portanto as que possuírem créditos, esses, serão naturalmente divulgados conforme exige a lei. E claro, na oportunidade de encontrar trabalhos especiais de colegas blogueiras, usarei, divulgarei e darei os devidos créditos .
É um prazer enorme ajudar e trocar experiências com todos.! Sintam-se Especiais no meu cantinho.