PESQUISA

Ficha para interpretação de texto

 FICHA PARA INTERPRETAÇÃO DE TEXTO.

Download no final da postagem

Oi Amores!

Preparei essa ficha para interpretação de texto de uma forma geral. Confesso que amei o resultado final. Pois além de facilitar a organização do aluno, instiga também a concepção de alguns descritores da matriz de referência de Língua Portuguesa.

Na ficha o aluno fará suas anotações acerca do que leu, ouviu ou assistiu. E melhor, não precisa ser apenas de um conto. Pode ser qualquer tipo de texto, pois as perguntas possibilitam essa abrangência.


Na ficha destacamos alguns descritores da MATRIZ DE REFERÊNCIA de Língua Portuguesa:

Procedimentos de leitura

D1- Localizar informações explícitas em um texto ( Esse descritor aparece nas questões 1, 2 e 3) os alunos localizarão informações claras que aparecem no texto. Obs: (Este descritor é o D13 na Matríz de referência do SPAECE no Ceará)


D6- Identificar o tema ou assunto de um texto (Esse descritor aparece na questão 4) o aluno, deverá com base no que leu, saber qual o assunto que predominou no texto. Obs: (Este descritor é o D17 e o D18 na Matríz de referência do SPAECE no Ceará)

Coerência e coesão no processamento do texto

D7- Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa (Esse descritor aparece na questão 5) o aluno tentará identificar onde se passa a narrativa apresentada como: "Em casa, na floresta, na rua, na escola etc.) Obs: (Este descritor é o D23 na Matríz de referência do SPAECE no Ceará)

As duas últimas questões, fazem parte do entendimento do aluno, no que ele se identificou durante sua leitura, podendo escrever a parte interessante e desenhar algo que represente o que ele mais gostou.

Abaixo você poderá clicar na imagem e fazer o download da ficha em PDF



Imagem da ficha








Postar um comentário

2 Comentários

  1. Gostei muito dos textos, mas eu gostaria das atividades do texto A chuva que chegou

    ResponderExcluir

É um prazer receber seu comentário. Terei a maior satisfação em ler e publicar. Beijocas!!!!