Olá queridos!!
Passando para deixar mais uma sugestão.
Dessa vez nosso recurso pedagógico abrange não só a hora da história como tbm uma lista enorme de possibilidades para trabalhar.
Componente Curricular: Língua Portuguesa
Habilidade BNCC: Produzir recontagem de histórias, lidas, histórias imaginárias ou baseadas em imagens, observando a forma de composição de textos narrativos, enredo, tempo, espaço.
Código: EF01LP25
Componente Curricular: Língua Portuguesa
Habilidade BNCC: Produzir recontagem de histórias, lidas, histórias imaginárias ou baseadas em imagens, observando a forma de composição de textos narrativos, enredo, tempo, espaço.
Código: EF01LP25
Público : Todas as séries
Objetivo: Desenvolver nos alunos a interação na construção oral ou escrita de textos.
Objetivos Específicos :
📚 DESPERTAR OS ALUNOS PARA A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS ATRAVÉS DE UMA SEQUÊNCIA DE IMAGENS,
📚 PRODUZIR ORALMENTE HISTÓRIAS,
📚 TRABALHAR A HORA DO CONTO EM GRUPO, OBSERVANDO A ORDEM EM QUE APARECEM OS PERSONAGENS E INTRODUZÍ-LOS NO CENÁRIO.
Detalhamento da ação :
Enfeite uma lata de sua preferência e decore como desejar. (No meu caso a lata é de mucilom e os enfeites feitos de eva).
Imprima da internet diferentes imagens, cole-as em uma base de EVA, recorte e coloque dento da latinha.
A parte externa da lata não servirá de cenário, a não ser que sua história seja breve e os personagens caibam.
A intenção é que a história não seja conhecida, que possa possibilitar para o professor , para o aluno ou grupo de alunos, a criação de acordo com o que for aparecendo nas imagens, assim o momento se torna mais prazeroso e a interação mais definida.
Como sugestão o cenário (personagens), poderão ser anexados no quadro dando uma sequencia lógica na história.
Como Encaminhamento:
O professor poderá solicitar a escrita da história de acordo com o que foi contado. E depois fazer perguntas para interpretação, como: Onde se passou a história, quais os personagens principais?, qual o conflito gerado no conto? como a história foi finalizada?.
Bom!!!! o recurso abre um leque de ideias que vc enquanto professor, teno certeza u saberá desenvolver diversas estratégias ara esta ação.
Lista de outras possibilidades:
- Entregar imagens aos grupos para produção de histórias;
- Espalhar no tapete todos os personagens e contar uma história escolhendo um a um os personagens ;
- Deixar os alunos em circulo e passar a lata, o professor inicia a história e cada aluno que pegar a lata continuará a história retirando uma imagem de dentro;
- Ditado das imagens;
- Campeonato de frases (com as imagens os grupos produzirão o máximo de frases).
1 Comentários
Amei todas as sugestões. Parabéns.
ResponderExcluirÉ um prazer receber seu comentário. Terei a maior satisfação em ler e publicar. Beijocas!!!!