PESQUISA

Plano de Aula para trabalhar nome próprio na alfabetização de acordo com a BNCC

A importância de trabalhar com o nome para dar início às reflexões sobre o sistema de escrita 

Diante disso, como pensar, então, numa forma mais significativa para dar início à alfabetização escolar?
A criança se tornou protagonista da própria aprendizagem. Desafiada pelas atividades e pelas intervenções do professor, a criança investiga, testa ideias, repensa, corrige. Aos poucos, se apropria do sistema de escrita.

Na etapa inicial de alfabetização, o papel do professor é ampliar, de maneira significativa, a inserção das crianças no universo da escrita, com o qual elas já têm contato por meio de, por exemplo, cartazes, da televisão,listas de compras que seus pais fazem. “Não podemos dizer que se inicia o trabalho com nomes na Educação Infantil, mas que se dá continuidade a esse processo de alfabetização, que já estava acontecendo no ambiente familiar, de forma mais intencional e sistemática”, E nada melhor que uma palavra estável – não importa onde a criança veja seu nome, ele sempre estará escrito do mesmo jeito.


As crianças, aliás, intuem a importância do nome mesmo sem saber escrever. A psicolinguista Ana Teberosky, no livro Psicopedagogia da Linguagem Escrita, destaca a precoce tendência infantil a marcar suas produções, ainda que em forma de garatuja. Quando chegam à escola, essas crianças passam a dividir o espaço com muitos outros pequenos. Por isso, percebem que o nome delas adquire muito sentido quando identificam seus objetos pessoais, como mochilas e lancheiras. “Socialmente, a escrita do nome ganha relevância”, diz Andréa Luize.


Faça o DOWNLOAD do plano em PDF abaixo


Postar um comentário

3 Comentários

  1. Que bacana esse plano. Gostaria de receber mais

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito e gostaria de receber mais, estamos em um processo de mudança e ajudas como este plano é muito importante.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de receber planos semanais para educação Infantil

    ResponderExcluir

É um prazer receber seu comentário. Terei a maior satisfação em ler e publicar. Beijocas!!!!