Projeto
Dinheiro do Bem
(Em Busca do Bom Comportamento)
Público Alvo: 5º ano do Ensino Fundamental
Duração: 1 bimestre (ou o tempo que o
professor estabelecer)
Objetivo Geral: Promover a organização
comportamental em sala de aula, através de estratégias lúdicas de matemática,
incentivando a participação e o senso de responsabilidade dos alunos.
Pensando o Projeto
A sala de aula, enquanto contexto de
ensino pode configurar-se como local apropriado para a observação das relações
professor-aluno, bem como das demais variáveis que interferem no processo
ensino-aprendizagem. Essa interação em uma sala de aula tem a cada dia se
distanciado em virtude do comportamento e falta de compromisso dos educandos. Pensando
em assegurar um ambiente satisfatório para a aprendizagem e para a consecução
do planejamento do professor, preparamos um projeto que visa minimizar a
indisciplina dentro na hora das aulas.
O projeto baseia-se
nas aulas de matemática, tornando o aluno protagonista e responsável pelo
dinheiro a que lhe pertence, contribuindo ainda para a melhoria do comportamento
no contexto escolar.
Como Proceder
·
O
professor entregará a cada aluno um valor fictício de R$ 100,00, que caberá ao
aluno economizar para posteriormente poder usufruir com sabedoria.
·
No
final de cada mês o professor organizará para sua turma uma feirinha contendo comidas
e objetos de interesse dos alunos.
·
Para
economizar o dinheiro o aluno deverá respeitar as regras estabelecidas em
conjunto, que acarretará o seu lucro no final do mês, possibilitando-o a compra
de produtos na feirinha.
·
O
dinheiro será diminuído dos alunos à medida que descumprirem as normas a
seguir: CONVERSAS PARALELAS QUE FOGEM
DA ROTINA DA SALA, SAÍDAS DESNECESSÁRIAS, FALAR PALAVRÕES, NÃO REALIZAR AS
ATIVIDADES DE SALA.
·
Cada
item das regras escrito acima terá um valor para desconto, caso seja
descumprida alguma regra, será diminuído do valor recebido inicialmente pelo aluno.
·
Os
registros e acompanhamento dos valores serão feitos diariamente pelo professor
através de tabela e cartaz com a relação dos alunos, afixado em lugar visível
na sala de aula, para que cada aluno possa acompanhar o andamento do seu
comportamento e dinheiro.
·
A
feirinha no final do mês contará com a participação dos pais, objetivando uma
conversa e análise da situação da turma.
Avaliação do Projeto
A avaliação será feita
diariamente através do cartaz e sistematizada no final de cada mês com a
participação e conversa com os pais.
Karla Valéria Tavares
Baixe aqui o PROJETO do COMPORTAMENTO
Baixe aqui a TABELA para acompanhamento das REGRAS diárias
ABAIXO FOTOS DA FEIRINHA COM A PARTICIPAÇÃO DOS PAIS
1 Comentários
Parabéns, os pais irão estender o aprendizado em casa com as crianças.
ResponderExcluirÉ um prazer receber seu comentário. Terei a maior satisfação em ler e publicar. Beijocas!!!!