Variações Linguísticas: São as variações que dependem do contexto comunicativo, ou seja, a ocasião é que determina a maneira como nos dirigimos ao nosso interlocutor, se deve ser formal ou informal.
A linguagem formal ou culta, por exemplo, leva em consideração as normas da língua. Ela pode ser usada quando não há familiaridade entre os ouvintes da comunicação ou em situações que necessitam de maior elegância.
Por outro lado, a linguagem informal é usada quando há familiaridade entre os ouvintes da comunicação ou em situações descontraídas.
Essas variações podem acontecer de diversas formas e estão diretamente relacionadas ao fenômeno do uso do idioma, em que seus próprios falantes podem alterar o modo de falar, escrever e passar as informações adiante. Assim, surgem as variações linguísticas envolvendo vários traços históricos, sociais, culturais e geográficos. Um bom exemplo que pode ser observado com facilidade nos tipos de variação linguística no Brasil, é a variação linguística regional.
COMO ACONTECE A GINCANA?
Os alunos estudaram durante 1 semana palavras e expressões das regiões NORTE, NORDESTE, SUL, SUDESTE, CENTRO OESTE.
Na sala dividimos as equipes em 2 grupos, os grupos tinham acesso às mesmas palavras.Cada dupla tinha um tempo para encontrar as palavras ditadas pelo professor.
Em uma tabela específica, eles tinham q colocar a palavra localizada na coluna correta da região.
Todos são vendedores, pq o aprendizado é o nosso maior objetivo. Mas, consideramos ganhadores a equipe que mais acertou PALAVRA/REGIÃO.
No final eles mesmos fizeram a correção das palavras pela apostila.
(Em seguida fizemos a leitura das palavras e suas definições)
Usamos para dá mais ludicidade e descontração ao jogo, os Palitinhos Japoneses (HASHI), para pegar a palavra
BAIXAR CARTAZ das equipes para colocar as palavras
0 Comentários
É um prazer receber seu comentário. Terei a maior satisfação em ler e publicar. Beijocas!!!!