PESQUISA

Dinâmica do dado para produção de fábulas



Dinâmica do dado para produção de fábulas 


OBJETIVO GERAL DA AULA: Trabalhar a prática de leitura e interpretação de textos em sala de aula, produzindo atividades de compreensão e produção coletiva. Analisando dados com base em informações obtidas individualmente e pelo grupo. 

 OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA AULA: 
  • Expressar-se oralmente e de forma escrita as ideias e opiniões;  
  • Aperfeiçoar a capacidade comunicativa do grupo;
  • Desenvolver o hábito de leitura; 
  • Ampliar o vocabulário e as possibilidades de leitura; 
  • Compreender e interpretar a história trabalhada.
  • Produzir e compreender textos;
  • Ler e interpretar diferentes gêneros textuais;
  • Perceber e comparar características, estrutura e finalidade de um texto;
  • Elaborar textos coletivos, utilizando diversos recursos;
  • Construir jogo de memória a partir de uma história lida;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos. 
 

Critérios de desenvolvimento da aula:

  • Levar para a sala de aula, fábulas para leitura deleite, podendo ser apresentada aos alunos no tapete ou na cesta literária- RESERVE 10 MINUTOS PARA ESTA AÇÃO.
  • Entregue para cada aluno uma fábula de escolha do professor. Solicite que façam a leitura silenciosa e depois paragrafada, fazendo com que aja a participação de todos os alunos na leitura.
  • Faça perguntas de compreensão oral, escrita ou na caixinha surpresa de perguntas da história. (proporcione aos alunos diferentes maneiras de interpretar o que foi lido).
  • Logo após, divida a turma em 2 grupos e passe com o dado dos animais. Cada grupo jogará o dado que indicará os dois personagens da história que será produzida pelo grupo.
  • Escreva na lousa com a ajuda dos alunos as características, finalidade, pontuações, fala e estrutura do gênero fábula, explique sobre a moral e seu objetivo de ensinamento dentro da história. Deixe essas informações visíveis para pesquisa dos alunos durante a produção dos grupos.
  • Leve para a sala livros usados, para servirem de recorte e pesquisa dos animais que farão parte dos personagens da história. Assim o cartaz ficará mais organizado e rico em detalhes.
  • Deixe os alunos conversarem e fazerem suas indagações em grupo, o professor neste momento servirá apenas de mediador quando solicitado, ou quando houver necessidade.
  • Após a conclusão das produções, prepare o momento para as apresentações dos grupos.

.....E o mais importante!!!!! Elogie e parabenize os alunos pela disposição e trabalho realizado. 

  1. Faça as observações cabíveis quanto ao assunto, coerência, coesão, parágrafos e pontuação do texto após as apresentações.
  2. Afixe os cartazes na parede da sala.



Postar um comentário

0 Comentários