Dinâmica do dado para produção de fábulas
OBJETIVO GERAL DA AULA: Trabalhar a prática de leitura e interpretação de textos em sala de aula,
produzindo atividades de compreensão e produção coletiva. Analisando dados com base em informações obtidas individualmente e pelo grupo.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA AULA:
- Expressar-se oralmente e de forma escrita as ideias e opiniões;
- Aperfeiçoar a capacidade comunicativa do grupo;
- Desenvolver o hábito de leitura;
- Ampliar o vocabulário e as possibilidades de leitura;
- Compreender e interpretar a história trabalhada.
- Produzir e compreender textos;
- Ler e interpretar diferentes gêneros textuais;
- Perceber e comparar características, estrutura e finalidade de um texto;
- Elaborar textos coletivos, utilizando diversos recursos;
- Construir jogo de memória a partir de uma história lida;
- Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.
Critérios de desenvolvimento da aula:
- Levar para a sala de aula, fábulas para leitura deleite, podendo ser apresentada aos alunos no tapete ou na cesta literária- RESERVE 10 MINUTOS PARA ESTA AÇÃO.
- Entregue para cada aluno uma fábula de escolha do professor. Solicite que façam a leitura silenciosa e depois paragrafada, fazendo com que aja a participação de todos os alunos na leitura.
- Faça perguntas de compreensão oral, escrita ou na caixinha surpresa de perguntas da história. (proporcione aos alunos diferentes maneiras de interpretar o que foi lido).
- Logo após, divida a turma em 2 grupos e passe com o dado dos animais. Cada grupo jogará o dado que indicará os dois personagens da história que será produzida pelo grupo.
- Escreva na lousa com a ajuda dos alunos as características, finalidade, pontuações, fala e estrutura do gênero fábula, explique sobre a moral e seu objetivo de ensinamento dentro da história. Deixe essas informações visíveis para pesquisa dos alunos durante a produção dos grupos.
- Leve para a sala livros usados, para servirem de recorte e pesquisa dos animais que farão parte dos personagens da história. Assim o cartaz ficará mais organizado e rico em detalhes.
- Deixe os alunos conversarem e fazerem suas indagações em grupo, o professor neste momento servirá apenas de mediador quando solicitado, ou quando houver necessidade.
- Após a conclusão das produções, prepare o momento para as apresentações dos grupos.
.....E o mais importante!!!!! Elogie e parabenize os alunos pela disposição e trabalho realizado.
- Faça as observações cabíveis quanto ao assunto, coerência, coesão, parágrafos e pontuação do texto após as apresentações.
- Afixe os cartazes na parede da sala.
0 Comentários
É um prazer receber seu comentário. Terei a maior satisfação em ler e publicar. Beijocas!!!!