Dinâmica da latinha das Emoções
Saber reconhecer suas próprias emoções e, principalmente saber reconhecer as emoções de outras pessoas, é de fundamental importância para a construção de habilidades sociais como empatia, amizade, respeito etc.
Sabemos o quão difícil está se tornando a convivência afetiva comportamental nas escolas, muitas ações ruins tem acontecido e prejudicado a aprendizagem dos alunos e consequentemente o trabalho dos educadores, por este motivo professores procuram incorporar a cada dia ações dinâmicas que possam contribuir para o bom desempenho da sua turma, tanto na aprendizagem, quanto na convivência com o próximo.
Objetivo da Latinha: Estimular os alunos a externar sentimentos que dificultam sua concentração em sala de aula, atritos com colegas e desestimulo em realizar as atividades propostas.
Como desenvolver a dinâmica em sala de aula?
A proposta será apresentada aos alunos, como subsídio para a construção do diálogo em sala de aula.
A latinha será usada a medida que a turma apresentar comportamentos que resultem em incômodo, falta de aplicação do planejamento em virtude de conversas paralelas, palavrões, preguiça, desestimulo, tristeza, falta de confiança, bulling e autoestima baixa dos alunos.
O professor deixará a latinha exposta visivelmente na sala e organizará uma roda de emoções. O aluno q se sentir à vontade poderá abrir a latinha, escolher uma das tarjetas das emoções ou carinha (símbolos de apoio emoji) que represente seu sentimento naquele dia. Ele poderá ou não conversar sobre o assunto. (esta escolha é única dele) ou simplesmente poderá mostrar a tarjeta sem falar nada. Com isso o professor entenderá que o aluno compartilhou uma experiência externa e algo foi sinalizado como pedido de ajuda, com base neste entendimento, tentará ajudá-lo. Como: conversando a sós, intervindo através dos pais, levando a informação para a coordenação da escola, ou simplesmente organizando um debate sobre o assunto para toda a turma.
Público Alvo:
A dinâmica pode ser usada por todos os professores, independente da série/turma que lecione.
Assista abaixo o vídeo que mostra os detalhes das tarjetas da latinha
IMPRIMA AS TARJETAS DA LATINHA- CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR
14 Comentários
Amei! Maravilhosa a ideia. Eu tenho a latinha dos elogios...agora vou fazer a latinha das emoções. Grata!!
ResponderExcluirExcelente ideia!Vamos aproveitar para trabalhar emoções e sentimentos na Escola.
ResponderExcluirComo trabalha a latinha das emoções? Gostaria de saber.
ResponderExcluirAdorei as ideias, vou trabalhar com a minha turma.
ResponderExcluirAdorei a dinâmica. É muito bom ver que as pessoas se preocupam em pesquisar e criar meios para dinamizar as aulas isso nos mostra que a educação é a saída para muitas coisa.
ResponderExcluirComo é bom criar coisas novas e boas!
Parabéns pela dinâmica!
Também queria saber como se trabalha com essa latinha!
ResponderExcluirÓtima dinâmica, gostei muito realizarei ela em casa com minhas filhas, e futuramente na escola.
ResponderExcluirAmei. Como faço pra baixar
ResponderExcluirAdorei a dinâmica vou trabalhar com minha turma.
ResponderExcluirboa noite, qual o significado da placa ABP que esta num emoji?
ResponderExcluirboa noite, qual o significado da placa ABP que esta num emoji?
ResponderExcluirExcelente
ResponderExcluirAmei a dinâmica! É muito bom saber que têm pessoas que se disponibiliza a ajudar. Anjos da educação.
ResponderExcluirParabéns por desenvolver recursos que ajuda a desenvolver a prática pedagógica. Deus abençoe!
ResponderExcluirÉ um prazer receber seu comentário. Terei a maior satisfação em ler e publicar. Beijocas!!!!