PESQUISA

Dinâmica da chamadinha no processo de alfabetização

Olá pessoal!


Trago para vcs mais uma sugestão bacana para trabalhar o nome em sala de aula através da CHAMADINHA.
 A chamadinha é uma ideia bem criativa e importante para o processo de apropriação do nome da criança já na educação infantil.
Os alunos nas fotos, são das turminhas do PRÉ I e PRÉ II da creche onde trabalho.
Eles adoraram essa dinâmica, aprendem brincando e conseguem com pouco tempo identificar sua tarjeta com o nome no painel que montamos.

   


Esse painel, criamos não só para trabalhar o nome próprio, mas também o alfabeto, iniciais de palavras, 1ª letra, dentre várias outras sugestões que podem ser aproveitadas.

 

Após a acolhida e explicação da rotina do dia, as crianças são convidadas em duplas para se dirigirem até o painel e localizar a tarjeta com seu nome. No Painel consta tarjetas com o 1º nome e sobrenome ( para os alunos do PRÉ I) e também tarjetas do nome completo para os alunos do PRÉ II. 

OBS: As vezes coloco as tarjetas dos alunos do outro turno para aumentar o grau de dificuldade e consequentemente da aprendizagem da criança.

Caso o aluno não reconheça sua tarjeta, o professor deverá fazer intervenções com dicas, mas, nunca localizando para a criança, pois ela deve ter autonomia para realizar esta ação.




Esta ação é repetida para guardar, (voltar a tarjeta para o painel) após o uso da  mesma pela criança nas atividades da rotina.

Boa Sorte!




Postar um comentário

0 Comentários