PESQUISA

Dinâmica de revisão dos gêneros textuais

Dinâmica de revisão dos gêneros textuais.



Na volta do semestre os professores precisam sempre revisar alguns conteúdos. Os gêneros textuais são bastante trabalhados em sala de aula, pela sua diversidade, estrutura e finalidade.

Essa dinâmica é ideal para fazer essa revisão.


Como proceder:
O professor deverá dividir a turma em dois grupos nomeando como grupo A e grupo B.
Espalhar no tapete as tarjetas com os nomes dos gêneros já trabalhados;
Em seguida, deverá fazer a leitura das características de um gênero textual e ao comando do apito, um representante de cada grupo deverá correr até as tarjetas com os nomes dos gêneros textuais e identificá-lo.

*Ganha ponto aquele que conseguir entregar corretamente a tarjeta correspondente as características lidas.
-O jogo prossegue até que seja identificado cada gênero a suas características.

Características dos gêneros textuais:
AUTOBIOGRAFIA: É escrita pela própria pessoa, personagem principal dos fatos que serão relatados, deve ser narrado na primeira pessoa.
CARTA: Poderá ser enviado a pessoas, empresas e instituições. Apresenta as estruturas básicas: Cabeçalho (local, data e saudação), assunto, despedida e assinatura.
BILHETE: Tem uma mensagem curta que tem como intenção comunicativa enviar um recado. Contém destinatário e remetente.
DIÁRIO: Relatos pessoais e íntimos do dia a dia. Uma linguagem simples e coloquial.
ADIVINHA: Apresenta uma pergunta ou questão enigmática normalmente constituída por perguntas desafiadoras que exige resposta ou solução engenhosa.
CANÇÃO:  Constituído por versos e estrofes, muitas vezes apresenta refrão e pode ou não ter rimas. Sua função social é praticar escuta e leitura, entreter e é um instrumento de resistência política ou de valorização do sistema vigente.
CANTIGA: Faz parte da cultura espontânea e é sempre usada como dinâmicas em momentos  de alfabetização, tem um ritmo limpo e rápido para favorecer a assimilação e é repleta de rimas e repetições. Serve para brincar no coletivo.
HQ: Estrutura em pequenos quadros narrativos. Aliado ao desenho, está o texto em forma de dialogo.
DICIONÁRIO: Define as palavras usadas na língua. Possui uma organização específica: ordem alfabética, verbetes, são apresentados em negrito.
RÓTULO: Deve ter informações importantes como: nome e marca, quantidade, tamanho, data de fabricação e validade,etc.
DICA: Apresenta uma boa informação ou indicação, com linguagem informal e conteúdo objetivo. Sua principal função é informar.
ENTREVISTA: Encontradas em jornais e revistas e se apresentam como perguntas e respostas.
FICHA/CADASTRO: Transcrição fiel dos dados pessoais e/ ou profissionais de pessoas. Serve para registrar, apontar e organizar informações.
IMAGEM: É uma linguagem não verbal, que possibilita diferentes leituras e interpretações , pois depende de quem a interpreta e das relações estabelecidas entre os diferentes elementos que a compoem.
AVISOS/SINAIS/PLACAS: Utilizam palavras, imagens e símbolos para transmitir informações simples, mas necessárias. Encontram-se quase sempre em lugares públicos e de passagens.
INSTRUÇÕES DE MONTAGEM: Serve para ensinar procedimentos e sua estrutura é: título, materiais, instruções( passo a passo para execução).
PESQUISA:  Tem por finalidade a descoberta de novos conhecimentos, não pode ser cópia do material pesquisado. O texto deve ser escrito com as próprias palavras.
RECEITA CULINÁRIA: Serve para ensinar procedimentos, como fazer. Apresenta o nome do prato, ingredientes e modo  de fazer.
POEMA: É o gênero mais antigo e que maior prazer causa as crianças. Apresenta as estruturas: versos e estrofes com ou sem rimas.
REGRAS DE JOGO: Apresenta orientações para a realização de uma atividade: como jogar.
REPORTAGEM: Leva fatos ao leitor ou telespectador de maneira abrangente. Sua linguagem é clara, objetiva e direta.
TEXTO INFORMATIVO: Transmite de forma clara, ordenada e objetiva as informações e indicações que digam respeito a fatos concretos e reais. Sua estrutura é introdução, desenvolvimento e conclusão.
TIRAS: História em quadrinhos curta (até quatro quadrinhos com presença de personagens fixos ou não) e com característica de humor.
CONVITE: Tem por objetivo convidar alguém para algum tipo de cerimônia.
CAUSO: É uma história representando fatos verídicos ou não, contada de forma engraçada, com objetivo lúdico.Muitas vezes apresentam-se com rimas,trabalhando assim a sonoridade das palavras.
BIOGRAFIA: São Informações quanto ao nome da pessoa, data e local de seu nascimento; fatos importantes, lembranças da vida sempre verídicos.
FÁBULA: É uma narrativa figurada, na qual as personagens são geralmente animais que possuem características humanas. Pode ser escrita em prosa ou em verso e é sustentada sempre por uma lição de moral, constatada na conclusão da história.
LISTA: Relação de itens( objetos, pessoas, compras etc) escritos um abaixo do outro com a finalidade de organizar.

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Ótimo baixei e irei trabalhar com minhas turmas de alunos do oitavo e nono ano

    ResponderExcluir

É um prazer receber seu comentário. Terei a maior satisfação em ler e publicar. Beijocas!!!!