PESQUISA

Ideias para trabalhar o sistema monetário na alfabetização




O dinheiro como valor de troca de bens, serviços e produtos foi conhecido através das notas e cédulas que constituem a moeda brasileira ( o Real)  destacadas do livro didático, encontradas facilmente nos livros didáticos.

Abaixo relacionamos algumas ideias de atividades que poderão ser trabalhadas com o cartaz do sistema monetário.

Atividades 1 - Relacionando Nome por extenso ao número .

Divida a turma em equipes e para cada uma entregue as notinhas em dinheiro, em uma cartolina cole os nomes por extenso, cada equipe terá que posicionar as cédulas no nome por extenso correto. Vence o grupo que mais acertar.

Atividades 2 - Árvore do dinheiro

Organize uma árvore em cartaz, bexigas ou de eva, cole na copa da árvore diversas cédulas. Com os alunos em grupos, entregue uma folha com diferentes probleminhas matemáticos simples ou intermediários, depende do nível da turma. Cada grupo tentará resolver os probleminhas e encontrar o valor na árvore exposta na sala. Vence a equipe que mais acertar.

 Atividades 3 - Feirinha divertida

Organize na mesa da sala uma feirinha, e exponha produtos simples, mas que chame atenção das crianças, tipo: pipoca, apontador, lápis, balas, etc. Entregue umas notinhas (valores) para cada criança, peça para analisarem os preços dos produtos e tentarem comprar algum, atentando para o troco. O comerciante poderá ser um aluno ou o próprio professor, que fará as intervenções pertinentes no momento das compras.


Atividades 4 - Pesquisa de Preço

Leve a turminha em pelo menos 2 mercadinhos próximo a escola, e promova uma pesquisa de preços bem divertida. Ainda em sala de aula, antecipe um debate de quais produtos eles querem pesquisar. Organize uma tabela com o nome dos produtos escolhidos e o espaço para anotação do valor (preço). Explique com antecedência sobre a escrita dos números em real.  Após a pesquisa, converse com os alunos sobre os preços e faça comparações do caro e do barato. Depois construa um gráfico com os dados obtidos pelos alunos.

Atividades 5 - dado panfletado

Construa um dado de caixa e em cada face cole produtos com seus respectivos valores (retire de panfletos de supermercado ou lojas) = PELO MENOS 3 PRODUTOS EM CADA FACE - Dentro de outra caixinha coloque as notinhas e moedas. Divida a turma em 2 equipes. Explique que cada equipe deverá prestar bastante atenção ao dado. Uma por vez as equipes jogam o dado, os produtos que aparecerem nas faces, a equipe que jogou deverá fazer a soma dos produtos que aparecerem, e buscar na caixinha do dinheiro o valor que corresponde a soma dos produtos, e ainda responderá em voz alta o que custa menos e o que custa mais. Segue o jogo até todas as faces do dado serem analisadas pelas equipes. No final a professora faz a correção e aponta o grupo vencedor com base nos resultados corretos obtidos pelas equipes. " Se o professor preferir construir 2 dados, as equipes farão o trabalho de soma ao mesmo tempo."


Os objetivos destas atividades  envolvendo  dinheiro :
  • Facilitar a vivência dos alunos de situações envolvendo o Sistema Monetário,
    identificando o real como unidade padrão, bem como suas cédulas e moedas.
  • Possibilitar o desenvolvimento de um olhar crítico sobre necessidades básicas de compra e venda.
  • Compreender as prioridades de gastos, desenvolvendo conceitos como orçamento familiar e pesquisa de preços.
  • Disponibilizar oportunidades para a construção de noções matemáticas a partir 
  • de diferentes fontes de informação, como panfletos de supermercado, anúncios na TV…
  • Estimular o raciocínio lógico-matemático pela resolução de situações problema
    envolvendo as operações de adição e subtração.



Postar um comentário

0 Comentários