PESQUISA

Projeto água fonte de vida para educação infantil




Público a ser atendido: Alunos da Educação Infantil



Objetivo Geral
Reconhecer a importância da água para a vida, e pela responsabilidade na conservação do meio ambiente, conhecendo o ciclo da água na natureza e a sua relação.


Objetivos Específicos
  • Mostrar as falhas do homem diante de ações contra a água e o meio ambiente.
  • Conscientizar os alunos de que a conservação é de responsabilidade de cada um;
  • Conhecer métodos de economia de água

Desenvolvimento
  • Inicie os trabalhos desenvolvendo uma pesquisa sobre a atual situação da água no planeta e no nosso país;
  • Conduza um debate para que os alunos comentem seus conhecimentos prévios a cerca do tem;
  • Visite algum rio, lago, açude com os alunos;
  • Falar sobre a importância da água para nossa higiene e também sobre as partes do nosso corpo;
  • Decorar a sala com várias gotinhas feitas com papel ou eva, penduradas no teto, além de confeccionar móbiles sobre o ciclo da água;
  • Exibir o vídeo: A turma da Clarinha e o ciclo da água…(Pedir que expliquem o que entenderam com a exibição do vídeo. Comentar o vídeo com explicações científicas sobre o assunto.)
  • Contar a história - A gotinha Plim Plim e fazer a recontação da história. 
  • Montar um teatrinho de fantoches da gotinha, e criar historinhas sobre o assunto;
  • Construir desenhos sobre a água, pintar e comentar os desenhos da história. Depois afixe os desenhos no varal;
  • Trabalhar com tinta guache, fazendo pinturas com as pontinhas do dedo;
  • Montar uma dramatização sobre a água;
  • Cantar musicas pertinentes ao tema trabalhado;
  • Construir um painel gigante da gotinha, para expor no pátio da escola como trabalho da turma;
  • Trabalhar recortes e colagens orientados pelo professor;
  • Fazer rodas de leitura com imagens de cachoeiras, rios, riachos, açudes etc.
  • Organizar um momento para que todos bebam água na sala, para entenderem a importância da água saudável para a vida;
  • Confeccionar lembrancinhas para entregar as crianças. Ex: Cartõezinhos em forma de gotinha, copinho com gotinhas e gelatina azul, copo descartável com frase colada e dentro guloseimas, palito e picolé com gotinha colada etc.

Avaliação
Avaliar a participação das crianças durante as atividades e seus conhecimentos a respeito do assunto antes e depois dos trabalhos.




Historinha 

A gotinha Plim Plim


1   – A gotinha Plim Plim, vivia numa nuvem junto com milhões de outras gotas, lá ela era muito feliz.
2 – Um dia um vento forte soprou e a gotinha não conseguiu se segurar e caiu, como uma chuva fininha e fresquinha.
3 – Ela caiu sobre um jardim cheio de flores coloridas e ficou maravilhada com tanta beleza.
4 – Deslizando sobre o girassol descobriu que era ela que trazia parte do alimento das plantas e ficou muito feliz por ajudar.
5 – Escorregou pelo caule até chegar à raiz, lá ela recebeu todos os agradecimentos que merecia e até tirou uma soneca na terra fofa.
6 – No outro dia o sol apareceu bem forte.
A gotinha se transformou em vapor e subiu novamente para o céu, formando uma nuvem muito bonita. Ela sentiu-se feliz por ter cumprido a sua missão na terra.

Postar um comentário

0 Comentários