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Como planejar uma boa semana pedagógica



Conduzir os encontros de formação de professores é uma das atividades que mais 
aparecem na rotina do coordenador pedagógico. Mas como garantir que eles de fato 
contribuam para melhorar a prática da equipe? O segredo para fazer reuniões cada 
vez mais eficientes é planejá-las com cuidado, prevendo todos os momentos - 
inclusive os de intervenção dos participantes. E a melhor maneira de fazer isso
 é elaborando uma boa pauta, que nada mais é do que um roteiro no qual devem
 constar os objetivos, os conteúdos que serão tratados, as estratégias propostas 
e os materiais necessários. 



Poucas pessoas dão importância a essa preparação. Porém formalizar em um documento
 esses itens tem vários propósitos. Primeiramente, a pauta evidencia a atuação do
 coordenador pedagógico na formação continuada docente. O arquivo desses
 registros é imprescindível na construção da memória coletiva da instituição e
 certamente vai servir de referência para os próximos formadores que ali vierem
 a atuar e também para outras escolas da rede. Dessa forma, o trabalho dos
 profissionais mais experientes vai auxiliando na formação dos iniciantes. 




Além disso, o planejamento contribui para a melhor utilização do tempo dedicado
 à formação. Imagine, por exemplo, deixar uma reunião inconclusa por haver 
conteúdos demais para o tempo previsto ou ter de interrompê-la para fazer cópias
 de um material que deverá ser consultado. Tudo isso se resolve ao detalhar o passo
 a passo do encontro. 




A pauta tem um papel ainda mais significativo. "Redigi-la é um momento de 
aprendizagem para o próprio coordenador", afirma Débora Rana, selecionadora 
do Prêmio Victor Civita Educador Nota 10 na categoria Gestor. As pautas elaboradas
 por Ana Iracema Scherer, coordenadora pedagógica da EMEF Presidente Nilo Peçanha, 
em Novo Hamburgo, a 42 quilômetros de Porto Alegre, não entravam em grandes detalhes 
até dois anos atrás. Ao começar a colocar no papel a descrição de cada etapa, ela passou
 a buscar mais referências teóricas, analisar o encadeamento da reunião com o objetivo
 da formação, estimar com mais precisão a duração das atividades e prever os 
passos seguintes com base nos conhecimentos que queria construir com a equipe.
 Isso contribuiu para o melhor trabalho dos docentes, como é o caso de Dóris Dettenborn,
 professora do 2º ano 




Esse processo reflexivo continua inclusive na execução da pauta, momento no
 qual são incorporados os acontecimentos e as observações que alteram o
 documento inicial. A análise comparativa da reunião prevista e da efetivamente
 realizada dá pistas sobre se as estratégias formativas foram bem exploradas e ajuda 
na preparação dos próximos encontros.

Supervisores e outros coordenadores ajudam no planejamento 



Tudo isso, é verdade, dá certo trabalho. Portanto, o apoio da rede de ensino 
é fundamental. Contar com a participação de outros coordenadores da escola ou 
da rede - e até do diretor - é uma boa maneira de trocar experiências. De qualquer
 forma, a definição do foco de cada encontro com os professores exige ter em mãos 
o projeto de formação da escola - documento que descreve as necessidades dos
 professores com base nos registros deles, nas observações de aula e na análise 
de desempenho dos alunos. 




Bom roteiro



Aqui, o propósito de cada item que compõe a pauta de formação



Objetivos 
- Refletir sobre a prática da leitura em sala de aula com base 
na análise de bons modelos.
- Planejar boas intervenções a serem feitas antes, durante 
e depois da leitura.

Conteúdos
- Leitura e planejamento da leitura pelo professor.
Materiais
- Transcrição da situação de leitura pela professora da turma do 2º ano.
- Livro O Nabo Gigante.
- Vídeo da mesma situação de leitura.
- Livro Ler e Escrever na Escola, de Délia Lerner


Identificação
Além de dar um tom oficial ao documento,
 o cabeçalho ajuda a localizá-lo em caso de consultas 
para os planejamentos futuros.



Saberes trabalhados
Deixe claras as metas de aprendizagem, relacionando-as com as estratégias que
 serão desenvolvidas ao longo da reunião.
Menos é mais
O excesso pode tornar a formação superficial. Opte por trabalhar somente um tema
 por vez, dependendo da complexidadade.



Lista útil
Definir e especificar os objetos necessários aos estudos faz com que eles 
sejam providenciados com antecedência.
Desenvolvimento
- Apresentação da pauta e dos objetivos da reunião - 5 minutos

- Ampliação do repertório cultural - 10 minutos
- Retomada da discussão sobre a leitura em sala de aula - 20 minutos:-
 Perguntar aos professores como eles têm encaminhado essa situação didática: que
 critérios usam para a escolha do livro? Eles planejam as próprias intervenções para antes, 
durante e depois da leitura?

- Coletivamente, fazer uma listagem das aprendizagens dos alunos em uma

 situação de leitura pelo professor, baseando-se nas referências teóricas do livro de Délia Lerner.
- Tematização da prática docente - situação didática de leitura 
pelo professor - 1 hora:-
 Apresentar o livro O Nabo Gigante. Realizar a leitura e entregá-lo ao grupo 
para que todos conheçam e manuseiem a obra.
- Explicar que um conto de acumulação apresenta repetição de elementos 
ao longo da história e discutir o porquê dessa nomenclatura
- Distribuir a transcrição do vídeo que será repassado em seguida.
- Pedir para que grifem, façam anotações e, em pequenos grupos, respondam
 às seguintes questões:
Quais intervenções da professora parecem ter sido planejadas especificamente
 para a leitura daquele livro? (listar aqui as respostas esperadas)
Quais condições didáticas foram garantidas nessa proposta?
O que parece que a professora fez para se preparar para a leitura?
Que procedimentos deve ter usado para planejar? Discutam os itens
 que podem ter feito parte do planejamento.

- Exibir o vídeo.
- Dividir os professores em pequenos grupos para que debatam as questões.
- Socializar as conclusões e sistematizar os pontos discutidos.
Momento cultural
Uma leitura, a apresentação de um vídeo ou uma conversa sobre uma exposição 
ou peça em cartaz são opções para iniciar a reunião.
Resgate de saberes
Ao retomar as conclusões anteriores, é possível verificar os conhecimentos 
adquiridos e marcar a continuidade do plano de formação.
Previsão das respostas
Antecipe as possíveis reações em função dos problemas didáticos enfrentados. 
Isso ajuda a pensar em outras possibilidades de abordagem.
Hora de resumir
Planeje momentos de intervenção para amarrar o conteúdo. Sistematize os
 conhecimentos com base nos registros coletivos.
- Planejamento de leitura pelo professor - 1 hora:
- Entregar os livros de contos. Solicitar aos docentes que façam a análise e
 escolham um deles para planejar a leitura que farão em sala. 

- Entregar um modelo de planejamento e combinar que essa atividade será

 iniciada nos grupos e continuará nos trabalhos coletivos. 

- Socializar o que os grupos produziram e elaborar um só planejamento com

 base na discussão dos grupos.
Olhar reflexivo
Planeje as estratégias para problematizar a prática docente. Tome como objeto
 de reflexão bons exemplos de situações didáticas.
Aulas seguintes
Dê tempo para que o grupo prepare coletivamente as aulas. Acompanhe 
o processo e dê espaço para discutir algumas decisões.
Avaliação e Comentários
Reserve um espaço para indicar se as ações foram realizadas e descrever 
situações que tenham saído do planejamento.


- Organização da sequência didática para o mês de junho - 10 minutos:
- Retomar com os professores as aulas realizadas e discutir, coletivamente, 
sobre as próximas aulas, levando em consideração o cronograma.












Modelo elaborado com base em uma pauta de formação da Secretaria Municipal de Educação de Arari

Conteúdo retirado do site: http://gestaoescolar.org.br

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