Conduzir os encontros de formação de professores é uma das atividades que mais
aparecem na rotina do coordenador pedagógico. Mas como garantir que eles de fato
contribuam para melhorar a prática da equipe? O segredo para fazer reuniões cada
vez mais eficientes é planejá-las com cuidado, prevendo todos os momentos -
inclusive os de intervenção dos participantes. E a melhor maneira de fazer isso
é elaborando uma boa pauta, que nada mais é do que um roteiro no qual devem
constar os objetivos, os conteúdos que serão tratados, as estratégias propostas
e os materiais necessários.
aparecem na rotina do coordenador pedagógico. Mas como garantir que eles de fato
contribuam para melhorar a prática da equipe? O segredo para fazer reuniões cada
vez mais eficientes é planejá-las com cuidado, prevendo todos os momentos -
inclusive os de intervenção dos participantes. E a melhor maneira de fazer isso
é elaborando uma boa pauta, que nada mais é do que um roteiro no qual devem
constar os objetivos, os conteúdos que serão tratados, as estratégias propostas
e os materiais necessários.
Poucas pessoas dão importância a essa preparação. Porém formalizar em um documento
esses itens tem vários propósitos. Primeiramente, a pauta evidencia a atuação do
coordenador pedagógico na formação continuada docente. O arquivo desses
registros é imprescindível na construção da memória coletiva da instituição e
certamente vai servir de referência para os próximos formadores que ali vierem
a atuar e também para outras escolas da rede. Dessa forma, o trabalho dos
profissionais mais experientes vai auxiliando na formação dos iniciantes.
esses itens tem vários propósitos. Primeiramente, a pauta evidencia a atuação do
coordenador pedagógico na formação continuada docente. O arquivo desses
registros é imprescindível na construção da memória coletiva da instituição e
certamente vai servir de referência para os próximos formadores que ali vierem
a atuar e também para outras escolas da rede. Dessa forma, o trabalho dos
profissionais mais experientes vai auxiliando na formação dos iniciantes.
Além disso, o planejamento contribui para a melhor utilização do tempo dedicado
à formação. Imagine, por exemplo, deixar uma reunião inconclusa por haver
conteúdos demais para o tempo previsto ou ter de interrompê-la para fazer cópias
de um material que deverá ser consultado. Tudo isso se resolve ao detalhar o passo
a passo do encontro.
à formação. Imagine, por exemplo, deixar uma reunião inconclusa por haver
conteúdos demais para o tempo previsto ou ter de interrompê-la para fazer cópias
de um material que deverá ser consultado. Tudo isso se resolve ao detalhar o passo
a passo do encontro.
A pauta tem um papel ainda mais significativo. "Redigi-la é um momento de
aprendizagem para o próprio coordenador", afirma Débora Rana, selecionadora
do Prêmio Victor Civita Educador Nota 10 na categoria Gestor. As pautas elaboradas
por Ana Iracema Scherer, coordenadora pedagógica da EMEF Presidente Nilo Peçanha,
em Novo Hamburgo, a 42 quilômetros de Porto Alegre, não entravam em grandes detalhes
até dois anos atrás. Ao começar a colocar no papel a descrição de cada etapa, ela passou
a buscar mais referências teóricas, analisar o encadeamento da reunião com o objetivo
da formação, estimar com mais precisão a duração das atividades e prever os
passos seguintes com base nos conhecimentos que queria construir com a equipe.
Isso contribuiu para o melhor trabalho dos docentes, como é o caso de Dóris Dettenborn,
professora do 2º ano
aprendizagem para o próprio coordenador", afirma Débora Rana, selecionadora
do Prêmio Victor Civita Educador Nota 10 na categoria Gestor. As pautas elaboradas
por Ana Iracema Scherer, coordenadora pedagógica da EMEF Presidente Nilo Peçanha,
em Novo Hamburgo, a 42 quilômetros de Porto Alegre, não entravam em grandes detalhes
até dois anos atrás. Ao começar a colocar no papel a descrição de cada etapa, ela passou
a buscar mais referências teóricas, analisar o encadeamento da reunião com o objetivo
da formação, estimar com mais precisão a duração das atividades e prever os
passos seguintes com base nos conhecimentos que queria construir com a equipe.
Isso contribuiu para o melhor trabalho dos docentes, como é o caso de Dóris Dettenborn,
professora do 2º ano
Esse processo reflexivo continua inclusive na execução da pauta, momento no
qual são incorporados os acontecimentos e as observações que alteram o
documento inicial. A análise comparativa da reunião prevista e da efetivamente
realizada dá pistas sobre se as estratégias formativas foram bem exploradas e ajuda
na preparação dos próximos encontros.
qual são incorporados os acontecimentos e as observações que alteram o
documento inicial. A análise comparativa da reunião prevista e da efetivamente
realizada dá pistas sobre se as estratégias formativas foram bem exploradas e ajuda
na preparação dos próximos encontros.
Supervisores e outros coordenadores ajudam no planejamento
Tudo isso, é verdade, dá certo trabalho. Portanto, o apoio da rede de ensino
é fundamental. Contar com a participação de outros coordenadores da escola ou
da rede - e até do diretor - é uma boa maneira de trocar experiências. De qualquer
forma, a definição do foco de cada encontro com os professores exige ter em mãos
o projeto de formação da escola - documento que descreve as necessidades dos
professores com base nos registros deles, nas observações de aula e na análise
de desempenho dos alunos.
é fundamental. Contar com a participação de outros coordenadores da escola ou
da rede - e até do diretor - é uma boa maneira de trocar experiências. De qualquer
forma, a definição do foco de cada encontro com os professores exige ter em mãos
o projeto de formação da escola - documento que descreve as necessidades dos
professores com base nos registros deles, nas observações de aula e na análise
de desempenho dos alunos.
Bom roteiro
Aqui, o propósito de cada item que compõe a pauta de formação
Objetivos
- Refletir sobre a prática da leitura em sala de aula com base
na análise de bons modelos.
- Planejar boas intervenções a serem feitas antes, durante
e depois da leitura.
- Refletir sobre a prática da leitura em sala de aula com base
na análise de bons modelos.
- Planejar boas intervenções a serem feitas antes, durante
e depois da leitura.
Conteúdos
- Leitura e planejamento da leitura pelo professor.
- Leitura e planejamento da leitura pelo professor.
Materiais
- Transcrição da situação de leitura pela professora da turma do 2º ano.
- Livro O Nabo Gigante.
- Vídeo da mesma situação de leitura.
- Livro Ler e Escrever na Escola, de Délia Lerner
- Transcrição da situação de leitura pela professora da turma do 2º ano.
- Livro O Nabo Gigante.
- Vídeo da mesma situação de leitura.
- Livro Ler e Escrever na Escola, de Délia Lerner
Identificação Além de dar um tom oficial ao documento, o cabeçalho ajuda a localizá-lo em caso de consultas para os planejamentos futuros. |
Saberes trabalhados Deixe claras as metas de aprendizagem, relacionando-as com as estratégias que serão desenvolvidas ao longo da reunião. |
Menos é mais O excesso pode tornar a formação superficial. Opte por trabalhar somente um tema por vez, dependendo da complexidadade. | |||||
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Modelo elaborado com base em uma pauta de formação da Secretaria Municipal de Educação de Arari
Conteúdo retirado do site: http://gestaoescolar.org.br
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