Escola:_____________________________________________
Aluno:_____________________________________________
Idade:_____________________________________________
Série:______________________________________________
O referido
aluno apresenta grande dificuldade de comunicação, não se socializa com os
colegas, inicialmente em fevereiro (início das aulas) foi recebido na turma no
nível muito baixo de desempenho - pré-silábico com muita dificuldade de
aprendizagem, não identificava letras nem fazia correspondência de som/palavra.
Durante as aulas, as atividades propostas para a turma era
dispensada pelo aluno, não mostrava interesse, nem estímulo em resolvê-las, o
aluno também não trazia as atividades de casa resolvidas.
Os professores
juntamente tentaram com aulas lúdicas, visitas domiciliares, reuniões,
conversas individuais, reforço escolar, mudar um pouco o quadro/diagnóstico do
aluno para que o mesmo se sentisse inserido na turma.
Pouco a pouco houve uma mudança significativa de socialização,
começou a participar mais das ações, conversava no reforço individual e
conseguia por alguns momentos ler palavrinhas estabilizadas de no máximo três
sílabas simples, além de aprender o nome completo.
Permanece neste final de ano letivo, reconhecendo todas as
letras, formulando algumas palavras com ajuda do professor, fala e escreve os
números e demonstra possibilidades de melhoria, mas não o suficiente para agir
com autonomia de escrita nem de leitura ainda.
Acreditamos
que com um acompanhamento profissional e da família mais constante e
diferenciado, o aluno possa ao longo do ciclo de alfabetização obter melhorias
e avançar na aprendizagem.
Dezembro/2016.
______________________________________
13 Comentários
Gostei da ideia. Parabéns
ResponderExcluirMuito claro ! Ajudou_me bastante.
ResponderExcluirEste é um exemplo de como não pode ser um relatório em campinas.
ResponderExcluirPorque amiga?
ExcluirAqui depois que a coordenação da escola faz a análise é aprovado ou modifica o que for necessário.
Aqui na minha cidade também não poderia jamais fazer um parecer desses.
ExcluirJamais poderia usar palavras como "dificuldade", "baixo desempenho", entre outras.
Triste realidade do professor.
Eu não entendi a observação feita pela colega Viviani Melo. 😘
ResponderExcluirEu tbm não entendi. Mas, cada um com sua opinião não é mesmo?
ExcluirAcho que entendi a colocação da Viviane Melo. Na escola em que trabalho tbem não poderia ser colocado dessa forma, pq já começa de uma forma negativa, assusta de cara, e acho que essa não seja a intenção. Acredito que poderia começar descrevendo as atividades/objetivos/metas que foram propostas durante a etapa e aos poucos falando do seu desenvolvimento.
ExcluirParabéns! Gostei do relatório !
ResponderExcluirNão achei nada demais. A realidade é exatamente esta. Não tem como mascarar.
ResponderExcluirNa escola que eu trabalho também evitamos o termo (dificuldade).
ResponderExcluirO problema maior na educação é essa falsa preocupação com as palavras e pouca ação e atitude para resolver os problemas!
ResponderExcluirNão consigo baixar nada...
ResponderExcluirÉ um prazer receber seu comentário. Terei a maior satisfação em ler e publicar. Beijocas!!!!