PESQUISA

10 dicas para se concentrar na leitura

Com tantas “distrações” – TV, rádio, internet, telefone… – fica fácil não dar a devida atenção à leitura e interpretá-la como perda de tempo. Mas quando conseguimos nos concentrar, a história é outra: ler pode se tornar uma atividade extremamente prazerosa.
Confira abaixo algumas dicas que aumentarão a sua capacidade de concentração e aproveite!


1 – Desligue TUDO!: não tem como querer se concentrar com o computador, o rádio e a TV ligados e batendo papo via sms, não é mesmo? Para manter o foco na leitura é necessário “esquecer” de tudo isso por um instante e prestar atenção apenas no que se lê. Assim, a leitura fica muito mais prazerosa!
2 – Esteja confortável: não adianta nada você querer se concentrar na leitura estando desconfortável! O melhor jeito é sentar-se numa mesa e apoiar o livro em uma superfície lisa. Assim você se “cansa” menos rápido e não tem perigo de ter uma tremenda dor nas costas no dia seguinte.
3 – Defina metas: “hoje vou ler 10 páginas desse livro”. Prometeu? Então, tente cumprir! Quando você alcança uma meta (por menor que seja), isso te dá aquela sensação boa de estar conseguindo se focar e desenvolve sua capacidade de concentração. Assim você terá mais força de vontade para continuar a progredir na leitura.
4 – Busque novas opiniões: os blogs literários estão aí para isso! Aproveite para conhecer novas opiniões e mostrar o seu ponto de vista. Isso vai fazer com que sua curiosidade sobre o livro (e o seu “foco” nele) aumente!
5 – Leia o que te interessa: essa é uma dica básica: se você não gosta de livros de fantasia, por exemplo, não adianta começar por eles! Se você é superfã de romances e dramas, procure livros com esses temas, isso vai te prender mais à leitura!
6 – LUZ!: a luz é uma aliada superimportante para a concentração. Procure ler nos horários de luz natural, ou seja, durante a manhã e à tarde. Se você só puder ler durante a noite, lembre-se que a lâmpada não pode ser potente ao ponto de fazer contraste com as folhas do livro.
7 – A distância exata: o livro deve estar a cerca de 50 cm dos olhos, para que você consiga focar bem os grupos de palavras sem forçar a vista ou ter dor de cabeça. Ler com aquela dorzinha chata, ninguém merece, e não ajuda em nada na concentração, não é mesmo?
8 – Evite interrupções: tente não fazer intervalos durante a leitura, seja qual for o motivo, principalmente se não for algo de extrema importância, ok?
9 - Crie o hábito: Evite ler em um horário diferente a cada dia. Quando você cria o hábito da leitura fica mais fácil “parar tudo” para se dedicar à algumas horinhas com as palavras. 
10 – Pratique exercícios: com certeza os exercícios físicos ajudam não só a definir o corpo, mas também a focar e concentrar mais em suas atividades. Tente praticar (no mínimo) meia hora de exercício aeróbico por dia. Você vai se sentir mais disposta para encarar novos desafios.

Fonte das Dicas:
http://todateen.uol.com.br/leretdb/10-dicas-concentrar-leitura/


Postar um comentário

0 Comentários