Olha que ídeia bacana para desenvolver na aula de artes.
ARCO IRIS DE PAPEL CREPOM, PRATO DESCARTÁVEL E ALGODÃO.
Confira abaixo passo a passo:
Sugestão de texto e atividade para representação antes da arte.
Quando pôde
sair à rua, teve novas esperanças: um dia escapou e percorreu o maior espaço
possível, ruas, praças, largos onde meninos jogavam futebol, viu igrejas, automóveis e
um trator que modificava um terreno. Perdeu-se. Fugiu outra vez para ver o
trator trabalhando. Mas eis que o trabalho do trator deu na banalidade:
canteiros para flores convencionais, um coreto etc. E o menino cansou-se da
rua, voltou para o seu quintal.
8. Como você descreveria o
menino?
9. Por que o menino sempre abandonava as coisas que encontrava?
10. Comente sobre o desfecho do texto, dando sua opinião.
GABARITO
2.A 3.B 4.A 5.C 6.B 7.A
Na questão 1- perceber que o título do texto é o mesmo do livro; questões 8,9,10- respostas pessoais.
ARCO IRIS DE PAPEL CREPOM, PRATO DESCARTÁVEL E ALGODÃO.
Confira abaixo passo a passo:
Sugestão de texto e atividade para representação antes da arte.
O menino e o arco-íris
Era uma vez um
menino curioso e entediado. Começou assustando-se com as cadeiras, as mesas e
os demais objetos domésticos. Apalpava-os, mordia-os e jogava-os no chão: esperava
certamente uma resposta que os objetos não lhe davam. Descobriu alguns objetos
mais interessantes que os sapatos: os copos – estes, quando atirados ao chão,
quebravam-se. Já era alguma coisa, pelo menos não permaneciam os mesmos depois
da ação. Mas logo o menino (que era profundamente entediado) cansou-se dos copos: no fim
de tudo era vidro e só vidro.
Mais tarde
pôde passar para o quintal e descobriu as galinhas e as plantas. Já eram mais
interessantes, sobretudo as galinhas, que falavam uma língua incompreensível e
bicavam a terra. Conheceu o peru, a galinha-d´Angola e o pavão. Mas logo se
acostumou a todos eles, e continuou entediado como sempre.
Não pensava,
não indagava com palavras, mas explorava sem cessar a realidade.
O tédio levou
o menino aos jogos de azar, aos banhos de mar e às viagens para a outra margem
do rio. A margem de lá era igual à de cá. O menino cresceu e, no amor como no
cinema, não encontrou o que procurava. Um dia, passando por um córrego, viu que
as águas eram coloridas. Desceu pela margem, examinou: eram coloridas!
Desde então,
todos os dias dava um jeito de ir ver as cores do córrego. Mas quando alguém
lhe disse que o colorido das águas provinha de uma lavanderia próxima, começou
a gritar que não, que as águas vinham do arco-íris. Foi recolhido ao manicômio.
E daí?
(GULLAR,
Ferreira. O menino e o arco-íris. São Paulo: Ática, 2001. p. 5)
Após ler atentamente o texto,
1.Identifique
Título:
Autor:
Obra da qual faz
parte:
2.“Mas logo se
acostumou a todos eles”.O termo em destaque refere-se no texto a
(A) animais no
quintal.
(B) cadeiras e
mesas.
(C) sapatos e
copos.
(D) jogos de
azar.
3. Pode-se
concluir que o tema do texto é
(A) a
curiosidade. (B) a insatisfação.
(C) a
natureza. (D) a saudade.
4. De acordo com o
texto, o menino procurava, desde criança, por
(A) alguma
coisa surpreendente. (B) galinhas e plantas interessantes.
(C) um
arco-íris. (D) banhos de
mar.
5. “E daí?” A frase final do texto demonstra que a opinião do narrador sobre o destino do menino é de
(A) pena e
desespero. (B) simpatia e
aprovação.
(C)
indiferença e conformismo. (D) esperança
e simpatia.
6. “Desceu pela
margem, examinou: eram coloridas!”
No trecho, os
sinais de pontuação empregados assinalam
(A) o tédio do
menino. (B) a surpresa
do menino.
(C) a dúvida
do narrador. (D) o
comentário do narrador.
7. Esse texto é:
(A) uma crônica (B) uma notícia (C)
informativo (D)
fábula
9. Por que o menino sempre abandonava as coisas que encontrava?
10. Comente sobre o desfecho do texto, dando sua opinião.
GABARITO
2.A 3.B 4.A 5.C 6.B 7.A
Na questão 1- perceber que o título do texto é o mesmo do livro; questões 8,9,10- respostas pessoais.
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